O Tocantins inicia a semana sob alertas amarelo e laranja para chuvas intensas, cobrindo todo o estado. Os avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (23) e seguem válidos até as 10h desta segunda-feira (24).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
RISCO DE TEMPORAIS E ALAGAMENTOS
Os alertas indicam perigo potencial de temporais acompanhados de cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendação é de atenção redobrada para moradores de todas as regiões.
ALERTA LARANJA
No sul do estado, o alerta é laranja. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e até 100 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h. Entre os municípios afetados estão Alvorada, Aliança do Tocantins e Araguaçu.
REGIÃO NORTE FICA SOB ALERTA AMARELO
Para o norte, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros, podendo chegar a 50 milímetros por hora. O alerta amarelo cobre toda a faixa norte do Tocantins.
PREVISÃO DO TEMPO PARA AS PRINCIPAIS CIDADES
PALMAS
A capital deve registrar pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 22 ºC e 30 ºC, com umidade entre 70% e 100%. Na terça-feira (25), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
ARAGUAÍNA
A temperatura varia de 24 ºC a 31 ºC, com previsão de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas até terça-feira. Para o restante da semana, a tendência é de muitas nuvens com chuva isolada.
GURUPI
No sul, Gurupi deve registrar temperaturas que não passam dos 22 ºC, com umidade entre 70% e 100%. A previsão indica muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo da semana.
ORIENTAÇÕES PARA OS MORADORES
Entre as recomendações do Inmet e da Defesa Civil estão:
– Evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento.
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
– Buscar informações e ajuda pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
– Em caso de falta de energia, a Energisa orienta que ocorrências sejam informadas pelos canais digitais, disponíveis 24 horas por dia.


Temperatura máxima na capital pode variar entre 22ºC e 30 ºC - Crédito: Lia Mara


