O Tocantins registrou o maior crescimento proporcional no número de servidores públicos do país nas últimas quase três décadas. Entre 1995 e 2023, o total de trabalhadores vinculados às esferas municipal, estadual e federal saltou de 35,4 mil para 220,8 mil um aumento de 523,6%. Os dados são da República.org, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
TOPO DO RANKING NACIONAL
O estado supera amplamente unidades da federação mais populosas e ricas, como São Paulo, que registrou aumento de apenas 37,3% no mesmo período. O levantamento considera servidores estatutários, celetistas, temporários e militares que exerceram algum vínculo ao longo do ano-base de 2023.
CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA DO PAÍS
O avanço no Tocantins supera de longe a tendência nacional. Enquanto estados como São Paulo praticamente mantiveram a relação de servidores por mil habitantes estável de 40,4 para 40,6 , a estrutura de pessoal tocantinense mais que sextuplicou.
A expansão está ligada à ampliação das redes municipais de saúde e educação, à criação de novos órgãos estaduais e ao processo de consolidação administrativa do estado, o mais jovem do país, criado em 1988.
ALERTA FISCAL NA MÁQUINA PÚBLICA
Especialistas alertam que o crescimento acelerado do quadro de servidores exige atenção redobrada na gestão fiscal. Com mais vínculos ativos, aumenta o peso da folha de pagamento nos orçamentos estadual e municipais, reduzindo a capacidade de investimento e pressionando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Segundo o estudo, o desafio é garantir eficiência e produtividade para evitar que a expansão se traduza apenas em gasto, sem retorno proporcional à sociedade.
PREDOMÍNIO DAS PREFEITURAS
O levantamento revela que o maior volume de vínculos públicos no país está nas prefeituras, responsáveis por cerca de 8,3 milhões dos 12,7 milhões de servidores ativos.
No Tocantins, o cenário é semelhante: o crescimento mais expressivo ocorre no nível municipal, especialmente nas áreas de saúde, educação e serviços administrativos.
Esse avanço, embora associado à ampliação da oferta de serviços básicos, pode gerar distorções se não houver planejamento, qualificação profissional e gestão eficiente.
EXPANDE SEM REDUZIR DESPESAS
O caso do Tocantins ilustra um fenômeno nacional: o crescimento da máquina pública em ritmo superior ao da economia e da população. No entanto, no estado, o movimento ocorre de forma mais intensa e rápida.
Com um quadro que se multiplica ano após ano, o Tocantins se torna exemplo de um desafio central do país: como equilibrar a necessidade de ampliar políticas públicas com a sustentabilidade fiscal e a eficiência administrativa.


São mais de 220 mil servidores em todas as esferas, Executivo, Legislativo e Judiciário - Crédito: Divulgação 


