O Tocantins registrou a menor média entre os estados da Região Norte em casos de furtos e roubos de celulares por 100 mil habitantes, segundo dados da 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
NÚMEROS ABAIXO DA MÉDIA REGIONAL
O levantamento aponta 4.041 ocorrências de furtos e roubos de celulares no estado em 2024, equivalente a uma taxa de 256 casos por 100 mil habitantes. O número é bem inferior ao de outras unidades da região, como Amazonas (831,7), Amapá (709,4) e Rondônia (657,3).
Os demais estados nortistas registraram: Acre (373), Roraima (366) e Pará (578) ocorrências por 100 mil habitantes. Além da liderança regional, o Tocantins também figura entre os sete estados com as menores taxas do país.
ESTRATÉGIA POLICIAL
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, os resultados são fruto de ações estratégicas da Polícia Civil do Tocantins, com uso de inteligência policial e operações voltadas ao combate do furto, roubo e receptação de aparelhos.
“Através da Operação Móbile, estamos recuperando centenas de celulares e devolvendo aos legítimos proprietários. Além disso, inviabilizamos financeiramente a cadeia criminosa que se alimenta da receptação”, explicou o secretário.
OPERAÇÃO MÓBILE
A segunda fase da Operação Móbile, realizada em junho, resultou na restituição de mais de 150 celulares a seus donos. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins e o Ministério da Justiça, utilizando tecnologia para rastrear e localizar aparelhos furtados ou roubados.
CENÁRIO NACIONAL
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é elaborado com base em dados das secretarias estaduais, polícias civis, militares e federal. Em 2024, o país registrou 374,7 mil roubos e 476,1 mil furtos de celulares, números abaixo do total de 2023.