Palmas
28º
Araguaína
33º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
CONSTRUÇÃO CIVIL

Tocantins está entre os 5 estados que mais criaram empregos em 2025

20 junho 2025 - 12h44Por Da Redação

O Tocantins continua se destacando no cenário econômico nacional, desta vez pelo desempenho expressivo na geração de empregos formais na construção civil. Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), colocam o estado na quinta posição entre os que mais criaram vagas no setor em 2025, com crescimento de 8,5%.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na Região Norte, o Tocantins aparece como segundo colocado, ficando atrás apenas de Roraima, que lidera com 13,8% de crescimento.

MAIS DE MIL NOVAS VAGAS 

Somente entre janeiro e abril deste ano, o setor da construção civil no Tocantins registrou 1.119 novas vagas formais de emprego. O desempenho acompanha a tendência nacional, que contabilizou 135 mil novos postos de trabalho no setor, um aumento de 4,73% em todo o país.

INVESTIMENTOS 

O governador Wanderlei Barbosa destacou que o bom resultado é fruto de um conjunto de políticas públicas voltadas à infraestrutura e geração de renda.

“Estamos investindo fortemente em obras e infraestrutura, com foco na transformação das cidades e na valorização do trabalho. Os números mostram que o Tocantins está no caminho certo, com ações concretas que abrem novas oportunidades para milhares de famílias tocantinenses”, afirmou o Governador.

O secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha, atribuiu os números ao ambiente favorável para negócios, criado através de programas como o Pics (Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços).

“Atração de empresas, desburocratização de processos e qualificação da mão de obra têm gerado efeitos diretos na construção civil”, destacou Elenil.

ABERTURA DE EMPRESAS

O secretário também informou que o Tocantins registrou aumento de 72% na abertura de novas empresas em janeiro de 2025, comparado ao mesmo mês de 2024.

INCENTIVOS E NOVOS INVESTIMENTOS

Entre os investimentos recentes, destacam-se os contratos de concessão de incentivos fiscais firmados pelo governo em março com as empresas:

Tocantins Bioenergia LTDA, em Miranorte

Cerâmica Nova Olinda LTDA, em Nova Olinda

Juntas, as duas empresas projetam investimentos de R$ 1,05 bilhão, com previsão de geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos.

O resultado reforça o papel do Tocantins como protagonista no desenvolvimento econômico da Região Norte e do Brasil.