Palmas
25º
Araguaína
22º
Gurupi
21º
Porto Nacional
22º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
SAÚDE EM ALERTA!

Tocantins já registra mais de 3 mil casos de dengue em 2025

09 junho 2025 - 10h13Por Da Redação

O Tocantins já registrou 3.128 casos prováveis de dengue em 2025, de acordo com dados do Ministério da Saúde atualizados até 31 de maio. No mesmo período, foi confirmado um óbito causado pela doença no estado.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PREVENÇÃO DEVE SER CONSTANTE

Mesmo fora do pico do período chuvoso, o alerta segue ligado. A orientação é para que a população e os gestores públicos mantenham ações contínuas de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, a prevenção precisa ser reforçada ao longo de todo o ano:

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito. Assim, quando retornarem as chuvas, tenhamos baixa infestação e menor risco de epidemias.”

TRÊS CIDADES TOCANTINENSES

O Ministério da Saúde tem intensificado ações em três municípios do Tocantins que apresentam alta incidência ou crescimento no número de casos. A medida faz parte das estratégias do Centro de Operações de Emergência para Dengue e Outras Arboviroses, ativado para conter o avanço da doença em regiões críticas do país.

CAMPANHA NACIONAL 

A principal mensagem da campanha do Ministério da Saúde é clara: reconhecer os sintomas e buscar atendimento médico imediato pode salvar vidas.

Entre os sintomas mais comuns da dengue estão:

  • Febre alta

  • Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos

  • Dores no corpo e nas articulações

  • Manchas vermelhas na pele

  • Náuseas, vômitos e diarreia

DEPOIMENTO DE QUEM ENFRENTOU A DENGUE EM 2025

O vidraceiro Evanderson Ferreira Duarte, de 36 anos, morador de Paranã, relatou ter ficado 20 dias afastado do trabalho após contrair a dengue, em janeiro:

“Fiquei impossibilitado de fazer minhas atividades, que é meu trabalho, levantar piso. Fraco. [Tive] náusea, vontade de vomitar, muitas dores no corpo e no abdômen, diarreia, dor de cabeça, tontura demais.”

SINTOMAS E ATENDIMENTO IMEDIATO

A recomendação é: não se automedique, beba bastante água e vá ao posto de saúde mais próximo. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado evitam complicações graves.

Mais informações estão disponíveis no site gov.br/mosquito ou pelo telefone 136.