Palmas
31º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
REFORÇO HISTÓRICO

Tocantins receberá novos peritos médicos do INSS e ampliará atendimento

31 julho 2025 - 10h01Por Da Redação

Sete municípios do Tocantins vão receber 19 novos peritos médicos federais para atuar nas Agências da Previdência Social do estado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30) e faz parte do primeiro concurso para a carreira em 15 anos.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

REFORÇO PARA REDUZIR FILAS

Com os novos servidores, a capacidade operacional da perícia médica no Tocantins terá um aumento de 146,15%, já que atualmente apenas 13 peritos atendem a população. Os profissionais serão distribuídos entre Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a seleção dos municípios levou em conta o tempo médio de espera por atendimento e a relevância estratégica de cada unidade. A Região Norte, que apresenta os maiores prazos para realização de perícias no país, receberá 88 novos peritos, um aumento de 46,56% na capacidade de atendimento.

CONCURSO ATRAIU QUASE 14 MIL CANDIDATOS

O concurso realizado em fevereiro deste ano teve 13.989 inscritos e convocou, nesta etapa, 250 aprovados em todo o país. De acordo com o ministro Wolney Queiroz, os novos profissionais devem iniciar as atividades até o fim de agosto, após a entrega da documentação.

“A chegada desses peritos é uma mudança histórica. Eles vão atuar onde a população mais espera por uma perícia, impactando diretamente a vida dos segurados”, afirmou o ministro.