Palmas
23º
Araguaína
22º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
UNIRG VESTIBULAR COLINAS
Desafio VC Fitness
NO TOCANTINS

Trabalhadores da educação se preparam para discutir PCCR em assembleia estadual

05 setembro 2025 - 08h51Por Da Redação

Os trabalhadores em educação do Tocantins vão se reunir em assembleia estadual no dia 17 de setembro para discutir a tramitação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (4) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), durante reunião online.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MOBILIZAÇÃO MANTIDA

O Sintet reforçou que o afastamento do governador do Tocantins, decidido pelo STJ na semana passada, não interfere na mobilização pela aprovação do PCCR, considerado uma política de Estado, e não de governo.

SITUAÇÃO DO PROJETO

Segundo o sindicato, o projeto já está pronto na Casa Civil. A tramitação na Assembleia Legislativa depende apenas da assinatura do governo e da publicação oficial. Em reunião recente com o então secretário-chefe da pasta, a direção foi informada de que o Estado já está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sem impedimentos legais para o envio do plano.

MUDANÇA DE GESTÃO

“O PCCR está pronto. Esperamos que a mudança no governo não implique em atrasos e que o governador interino, Laurez Moreira, dê andamento ao projeto. Contamos com o bom senso e a vontade política para que essa reivindicação histórica seja finalmente atendida”, afirmou o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

O sindicato planeja dialogar com o governador interino e com o novo secretariado assim que forem nomeados, para garantir a tramitação do plano.

MOBILIZAÇÃO REGIONAL

As assembleias regionais seguem mantidas e têm a função de mobilizar os trabalhadores para a assembleia estadual. A partir do dia 15 de setembro, a direção do Sintet pretende intensificar ações de mobilização em todo o estado, acompanhando de perto o andamento do PCCR.