Palmas
26º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

Vereadores do TO cobram inclusão total do Fundeb no cálculo do duodécimo

24 setembro 2025 - 08h56Por Da Redação

Vereadores de várias regiões do Tocantins participaram nesta terça-feira (23) de uma assembleia geral extraordinária da Associação de Câmaras Municipais do Tocantins (Asscam). O encontro foi realizado na Presidência da Assembleia Legislativa (Aleto) e teve a presença do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PRINCIPAL REIVINDICAÇÃO

Os parlamentares defendem que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) sejam incluídos na base de cálculo do duodécimo — repasse mensal equivalente a 7% da receita municipal para as Câmaras Municipais.

Segundo eles, a exclusão do fundo reduz os valores repassados ao Legislativo, em desacordo com a Constituição Federal.

ARGUMENTOS DO EXECUTIVO

O Poder Executivo, por sua vez, argumenta que o Fundeb tem destinação exclusiva para a Educação, não podendo servir de referência para o custeio do Legislativo. Alega ainda que não existe respaldo legal ou constitucional para atender à demanda apresentada.

POSIÇÃO DOS VEREADORES

Os presidentes de Câmaras reforçaram que não querem aplicar os recursos do Fundeb em despesas próprias, mas apenas utilizá-los como referência no cálculo do percentual do duodécimo.

APOIO DA ALETO

O presidente da Aleto, Amélio Cayres, manifestou apoio à pauta e pediu união dos parlamentares.
“Todos precisamos de segurança para gerir com eficiência e responsabilidade e não podemos continuar convivendo com essa indefinição”, destacou.