Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
36ºmax
21ºmin
EDUCAÇÃO

Estudantes da rede estadual participam de pré-teste de Programa Internacional

26 agosto 2021 - 15h20Por Secom

Estudantes do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade II realizam nesta quinta-feira, 26, o pré-teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cuja prova está prevista para ser aplicada no próximo ano. Os objetivos desta etapa são aperfeiçoar a avaliação e verificar o funcionamento dos itens da prova.

O Pisa avalia três domínios: Leitura, Matemática e Ciências, em todas as suas edições. Cada edição conta com um domínio principal. Desse modo, os estudantes respondem a um número maior de itens dessa área do conhecimento específica. O Pisa 2022 se concentrará em Matemática, com uma avaliação adicional de Letramento Financeiro e um teste, inédito, de Pensamento Criativo.

O Colégio Militar do Estado do Tocantins foi selecionado dentre todas as escolas do Tocantins para participar do teste Pisa. Os estudantes da unidade de ensino foram selecionados de forma aleatória pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e responderão o pré-teste em computador, com questões de Leitura (em Português), Ciências, Matemática, Pensamento Criativo e Letramento Financeiro. Foram selecionados 75 alunos da 1ª e da 2ª séries. Os alunos selecionados realizam o teste durante esta quinta-feira, 26, nos turnos matutino (das 7h40 às 12h40) e vespertino (das 13 às 18 horas).

A edição de 2022 é o oitavo estudo do Pisa desde 2000 e contará com a participação de mais de 85 países/economias. “É um orgulho termos os nossos estudantes representando todo o Estado na realização dessa prova. Vai refletir todo o trabalho realizado pelos nossos professores e pela coordenação pedagógica, mesmo nesse período pandêmico, em que maior parte das atividades ocorreram de forma remota. Será um diagnóstico muito importante para todo o Estado”, apontou o gestor da unidade de ensino, o major Cleiber Levy Gonçalves Brasilino.

Expectativas

Participam da avaliação estudantes com idade em torno de 15 anos – apontado pela OCDE como o período médio de conclusão do ensino básico obrigatório entre os países assinantes da organização. Entre os alunos selecionados está Isabela Alves dos Anjos. Atualmente na 1ª série do ensino médio, ela estuda no Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade II desde o 6° ano do ensino fundamental. “Estou muito animada com a realização da prova, uma oportunidade para identificar onde eu preciso melhorar e uma preparação para outras provas que eu venha fazer daqui para a frente, como o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, projetou Isabela Alves dos Anjos. 

Quem também falou das suas expectativas em realizar o pré-teste foi o estudante Andrigo do Prado Stafeno, também da 1ª série do ensino médio. “Espero conseguir uma média boa, apesar de estar meio receoso. É um sentimento muito bom poder representar a minha escola e o estado do Tocantins. Também é uma oportunidade de verificarmos as nossas habilidades e nos prepararmos para outras provas. Desde que eu fiquei sabendo que iria realizar esse teste, fiz algumas revisões”, destacou.

AO VIVO