Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
MOSTRA BRASILEIRA

Estudantes do Tocantins participam de Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

21 outubro 2019 - 12h14

Estudantes do Tocantins que alcançaram um bom desempenho na XI Mostra Brasileira de Foguetes foram convidados para participarem da XII Jornada de Foguetes realizada no hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Foram selecionados 1.341 alunos de 356 unidades escolares brasileiras. Para organizar a participação na jornada de foguetes, a Comissão Organizadora dividiu o evento em jornadas consecutivas.

No período de 15 a 18 de outubro, participaram os estudantes Jônathas Coutinho Oliveira e Victor Hugo dos Santos Fernandes, acompanhado do diretor Paulo Sérgio Ribeiro dos Santos, do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional. Os estudantes alcançaram o segundo lugar, e Paulo Sérgio ficou em terceiro lugar, na categoria foguete professor.

Paulo Sérgio explicou que a experiência foi muito significativa tanto para ele como para os estudantes. “Participamos de oficinas sobre a produção de foguetes, com a observação do material e a forma de produzir o combustível”, explicou. Na semana em que a equipe da escola Félix Camoa esteve no Rio de Janeiro, participaram das competições 51 equipes, formada por alunos de todo o Brasil.

Paulo Sérgio destacou a experiência que adquiriu com as oficinas, palestras e exposições. “Agora, estamos preparados para orientar melhor os nossos alunos nas olimpíadas do próximo ano”, comentou.

“A jornada foi interessante, primeiro por estar no Rio de Janeiro, depois pela integração e convivência com alunos e professores de várias partes do país. Lá, aprendemos novas técnicas para a construção da base do foguete, aprendemos mais sobre física e astronáutica. Foi uma experiência para o nosso crescimento pessoal e acadêmico que vamos compartilhar com outros estudantes interessados em foguetes”, Jônathas.

Jornada começa para estudantes de Colinas

Do Colégio Militar de Colinas, os estudantes Eduardo Guerra, Celso Netto e Moisés Santos conseguiram os melhores resultados com o lançamento de foguetes na escola, e foram ao Rio de Janeiro para participar da jornada que inicia nesta segunda-feira, 21.

A equipe levou dois foguetes e uma base de lançamentos para a competição no Rio de Janeiro, além da disputa entre equipes, os estudantes irão apresentar os seus projetos de foguetes, assistirão a palestras, sessões de planetário e farão observações astronômicas.

“Trabalhamos muito para alcançar a fase nacional da jornada de foguetes. Sentimos  honrados com essa conquista e estamos na expectativa de participar da fase nacional da MOBFOG [Mostra Brasileira de Foguetes] no Rio  de Janeiro”, comentou a aluno Eduardo Guerra.

"Colocar em prática o que aprendemos é algo satisfatório. Fazer um projeto e observar o seu funcionamento é magnífico" destacou o estudante Celso Netto.

"Esperamos que essa conquista represente estímulo para os alunos e provoque a participação de outros estudantes na MOBFOG do próximo ano" relatou o aluno Moisés Santos.

Para o diretor major QOPM Paulo dos Santos Abadia Junior, a participação e o sucesso dos alunos na Mostra de Foguetes servem de fator motivacional aos demais estudantes para que acreditem ser possível alcançar o que desejarem. “Os nossos alunos classificados se esforçaram e conquistaram a vaga, com o apoio da nossa professora de física Rosiane e, estarem na final, é motivo de muita felicidade para toda a equipe do Colégio e para o Tocantins”, ressaltou.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada experimental, e consta da construção e lançamento de foguetes, a partir de uma base. O evento é realizado em quatro níveis, que abrange alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Além da participação na jornada de foguetes, os estudantes poderão ser premiados com medalhas e troféus e recebem kits educativos.