Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
TRÂNSITO

Prefeitura estuda adequação de tempo dos semáforos em Araguaína

12 setembro 2019 - 08h43

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), pretende adequar o tempo dos semáforos da cidade ao fluxo de veículos em cada via.

Para isto, está sendo realizado um levantamento da movimentação em 34 cruzamentos da cidade, principalmente nos horários de mais movimento, os chamados “horários de pico”. Um radar estático é colocado em cada aproximação, onde permanece pelo intervalo médio de duas horas, registrando a quantidade de veículos que trafegam naquelas vias.

Com o resultado, será possível ajustar os intervalos de tempo do sinal verde em cada semáforo, conforme o fluxo. “O objetivo é proporcionar mais fluidez ao tráfego nas ruas de Araguaína”, informou o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT, Caio Augusto Lobo.

Mais segurança

Desde o final do mês de maio, está em execução o serviço de revitalização e implantação de novas faixas de pedestres, sinalização e redutores de velocidade em vias da cidade. O objetivo com a sinalização e implantação de redutores de velocidade é proporcionar mais segurança às pessoas.

O trabalho teve início na Avenida Filadélfia, seguida do Centro e Vila Norte. “Além desses locais, estamos atendendo a pontos críticos, com histórico de acidentes ou com alto fluxo de pedestres”, comentou o diretor.

Entre os pontos prioritários que receberam redutores de velocidade estão a Avenida Administradores, no Setor Jardim Paulista; Avenida Castelo Branco, no Setor Brasil; Rua Cantinho do Vovô, na Vila Santiago; Rua Rodoviária, nos setores Araguaína Sul e Coimbra.

Com uso de pintura resistente ao atrito dos pneus e composta por microesferas refletivas, a sinalização tem maior visibilidade noturna, já que reflete a luz emitida pelos faróis dos veículos.

“Há a necessidade de que os condutores fiquem atentos aos sinais de trânsito e diminuam a velocidade nas vias, especialmente nas proximidades das faixas de pedestres e nos tachões. É importante que a população faça a sua parte, pois o compromisso de um trânsito seguro é de todos", reafirmou o presidente da ASTT. Fábio Astolfi.

Modernização

Desde 2013, a Prefeitura vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, chegando à pavimentação de quase 500 quilômetros, sinalização, implantação de calçadas acessíveis com centro-guia, ciclovias e remanejamento do sentido de algumas ruas e avenidas.