Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
LUTO!

Ex-deputado federal morreu nesta quinta aos 62 anos em Araguaína

22 abril 2021 - 15h04Por Redação

Morreu nesta quinta-feira (22), aos 62 anos, o ex-deputado federal de Araguaína, Edmundo Galdino da Silva. 

Galdino foi vítima de uma parada cardíaca e estava  internado no Hospital Dom Orione (HDO), há dez dias devido a problemas renais.

Edmundo Galdino foi presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), vereador de Araguaína, deputado estadual pelo então estado de Goiás e após a criação do Estado do Tocantins, duas vezes eleito deputado federal, ficando conhecido pela luta em prol dos direitos dos agricultores, chegando a ser baleado por pistoleiros durante uma manifestação pelos agricultores sem-terra.

Edmundo nasceu na cidade de Filadélfia e mudou-se para Araguaína aos 2 anos de idade.  Irmão do ex-vereador de Araguaína Xeroso Galdino.

Em nota, o prefeito Wagner Rodrigues lamentou o falecimento do líder político e prestu solidariedade aos amigos e familiares: "...Ele deixa um grande legado para a história tanto de Araguaína quanto de todo o Tocantins. Nossos sentimentos neste momento de dor e que Deus possa confortar e dar forças a todos os familiares e amigos", pontuou. 


|Outras liderançpas lamentaram a morte de Galdino. Confira abaixo as notas na íntegra:

Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do ex-deputado federal, Edmundo Galdino.

Aguerrido defensor de Araguaína e do Tocantins, além de deputado federal, ocupou diversos cargos importantes dentro do governo estadual, como o de presidente da ATS.

Aos amigos e familiares desejo força neste momento, e peço a Deus que leve conforto aos seus corações.


Jorge Frederico
Deputado Estadual


Nota de pesar 

Hoje recebemos a triste notícia do falecimento do ex-deputado federal, Edmundo Galdino, 62 anos. Importante representante da política e história do Tocantins, Edmundo Galdino, exerceu mandatos de vereador em Araguaína e deputado federal por Goiás e Tocantins. Neste momento de grande tristeza, solidarizo-me com familiares e amigos, juntos vamos nos unir em oração para que nosso Deus, em sua imensa misericórdia, possa confortar o coração de todos. Descanse em paz guerreiro! 

Deputada estadual Vanda Monteiro e família