Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
ASSISTA AGORA

Ex-governador Siqueira Campos comemora 93 anos com live relembrando sua trajetória

01 agosto 2021 - 12h57

Neste domingo (1º), o ex-governador Siqueira Campos comemora seu aniversário de 93 anos com uma transmissão ao vivo através do Youtube. 

A programação teve início às 10h e conta com a participação de personalidades e autoridades estaduais e nacionais, algumas participando ao vivo e outras através de depoimento gravado, entre eles, ex-presidentes da República. 

Ainda está previsto o lançamento do livro “Um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins”, de autoria do conselheiro estadual de Contas José Wagner Praxedes e do senador Eduardo Gomes (MDB). Filmes históricos sobre o Tocantins e Palmas, um documentário de uma exposição que tratou sobre a vida do político e o site do Museu do Palacinho também serão apresentados.

A transmissão também terá os jornalistas Tião Pinheiro e Luiz Pires realizando um bate-papo sobre curiosidades da história do Tocantins. 

 Eduardo Gomes e o ex-deputado federal Darci Coelho também participam da homenagem comandando uma mesa sobre política tocantinense. 

O início

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, e chegou ao Tocantins nos anos 1960. Em Colinas se elegeu vereador em 1965. Em 1971 chegou a Câmara Federal, representando o então norte de Goiás e, na luta pela criação do Tocantins, chegou a fazer greve de fome de 98 horas, em Brasília.

Com o sonho do novo Estado realizado, Siqueira foi a campo para conquistar os votos que o tornaram o primeiro governador do Tocantins, na eleição ocorrida após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988.

O já governador enfrentou a tudo e a todos para criar uma nova capital brasileira, Palmas, em 1989. A cidade hoje é uma das mais belas e modernas do País, e já conta com mais 300 mil moradores.

As voltas por cima

Siqueira se elegeu governador mais uma vez em 1994 e foi reeleito em 1998. Em 2006 decidiu voltar à disputa, quando o então governador Marcelo Miranda deixou seu grupo, a União do Tocantins. Derrotado, o líder utista recorreu à Justiça, o que resultou na primeira cassação de Marcelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009.

No entanto, contrariando as expectativas de Siqueira, a Corte Eleitoral decidiu por uma eleição indireta, o que fez com que o então presidente da Assembleia, Carlos Gaguim, fosse eleito governador com os votos dos deputados estaduais.

Siqueira retomou então às ruas em busca de votos da população em 2010 e se elegeu governador pela quarta vez.

Com a saúde abalada, o ex-governador foi se afastando aos poucos da vida pública, mas não totalmente. Em 2018 ainda se elegeu primeiro suplente do senador Eduardo Gomes. Siqueira assumiu a vaga no Senado por algumas semanas em meados de 2019.

Assista a live:

https://youtu.be/O0JQjNFJs90

*Com informações do Portal CT