Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
INSCRIÇÕES ABERTAS!

Exame nacional de residência médica abre 10 vagas em hospital federal de Araguaína

08 outubro 2021 - 12h14Por Da Redação

Uma seleção que faz parte do Exame Nacional de Residência (Enare) abriu esta semana inscrições ofertando mais de 3,2 mil vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições distribuídas em todo o país, dentre elas o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína no Norte do Tocantins. 

No HDT serão ofertadas 10 vagas distribuídas nos seguintes programas de residência:

  • 2 para Clínica Médica;
  • 2 para infectologia;
  • 2 para Medicina da Família e Comunidade;
  • 1 para Oftalmologia;
  • 2 para pediatria;
  • 1 para Medicina Intensiva Pediátrica;

Os interessados poderão se inscrever do dia 20 de outubro ao dia 8 de novembro, e as provas serão realizadas em 12 de dezembro deste ano.

Para a Área Médica o valor da inscrição é de R$ 270,00. Já para as áreas multi e uniprofissional o valor é de R$ 180,00. 

O candidato poderá escolher a área e se inscrever acessando o site do Enare, diponível aqui.

Sobre o Enare 

O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. A seleção deste ano trará como melhoria a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feria de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS) Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, nós oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa.

As universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção.

Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.

Para mais informações acesse o site do Enare, disponível aqui

Enem da Residência

O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar.

O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.

Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Foram 304 para 41 especialidades de Residência Médica, oito para a Residência Uniprofissional (entre Enfermagem e Física Médica) e 93 para a Residência Multiprofissional, que incluiu enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Como o aumento de vagas deste ano, também é esperada uma maior diversificação nas especialidades profissionais.