Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
25º
INVESTIMENTO MILIONÁRIO

Exames de DNA agora poderão ser realizados em laboratório forense no Tocantins

14 novembro 2019 - 09h59

Contando com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, fruto de parceria do Governo Federal e Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública – SSP, o Tocantins conta a partir dessa quarta-feira, 13 com o Laboratório de Genética Forense, órgão ligado ao Instituto de Criminalística, da Superintendência de Polícia Científica da Polícia Civil.

A partir de agora o Tocantins deixará de depender de demais unidades de análise em outros Estados em realização de exames genéticos nos materiais biológicos oriundos de locais de crime, tanto para a identificação de possíveis autores, quanto para a identificação de vítimas não identificadas por outros meios da Medicina Legal.

O secretário de Estado da Segurança pública, Cristiano Sampaio, ressaltou o quanto o  laboratório de genética forense é determinante para a confiabilidade dos trabalhos realizados. “O laboratório melhora não só a eficiência da investigação, mas serve para responsabilizar criminosos e também para inocentar. Esse é o papel da polícia, investigar e responsabilizar quem tem que ser responsabilizado”.

A superintendente de Polícia Científica, Nelsiane Martins Parente, destacou que uma nova era se inicia, que a inauguração do Laboratório de Genética é a efetivação de um sonho para todos que trabalharam arduamente. “O laboratório possui equipamentos de excelência para os resultados de DNA”. Ela reconheceu ainda o trabalho excepcional dos peritos e todos os profissionais envolvidos.


A diretora de Perícia Criminal da SSP, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, falou dos anos de trabalho que a Polícia Científica levou para estruturar o laboratórios, lembrou de todas as pessoas que contribuíram para que isso se tornasse realidade hoje.

Exames

Os exames de DNA são empregados, em casos como; Identificação de suspeitos em casos de violência (estupros, atentado violento ao pudor, ato libidinoso) sexual; Identificação de cadáveres carbonizados ou em decomposição; Identificação de corpos mutilados; Identificação de peças ósseas e órgãos humanos e Investigação de paternidade.

A estrutura contará com equipamentos como 01 Extrator de DNA, 01 amplificador de DNA, dois analisadores genéticos, um quantificador de DNA, 01 picotador e pipetador automático, equipamentos indispensáveis para realização de exames complexos de identificação por DNA.

Banco de perfis genéticos

Representando o Governo Federal, o coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, Guilherme Jacques, reiterou que a preocupação do governo federal é fortalecer e equipar a segurança pública em todos os estados da federação, e que vem conseguindo, ele destacou que este é o 27º laboratório de DNA inaugurado no país. Ainda segundo ele “Existem pessoas condenadas por crimes que não cometeu, são condenadas por provas frágeis como um reconhecimento equivocado, procedimentos que não tem bons embasamentos”.

O coordenador destacou ainda que o Governo federal tem modernizado as investigações. “Foram criados projetos de fortalecimento da rede integrada de perfis genéticos que tem como objetivo cadastrar todos os criminosos que cometeram crimes graves e hediondos e processar tudo que tem de pendentes em laboratórios e IML’s do Brasil a fora.


Atualmente o Tocantins já alimenta o banco de dados nacional com perfis coletados no Estado, que poderão ser confrontados com perfis oriundos de locais de crime ou de vítimas, outro serviço prestado pelo laboratório de genética forense, que além da parte criminal, arquiva perfis de cadáveres de identidade desconhecida, a fim de que sejam realizados confronto e identificação quando houver reclamação de desaparecimento por parte de familiares.

No palco de honra da solenidade de inauguração, estavam presentes a Delegada-Geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, a diretora de Polícia da Capital, Lucélia Marques, a deputada estadual Luana Ribeiro, a diretora do IML Georgiana Ferreira Ramos, Tenente/Coronel da Polícia Militar, Ricardo Borges Ferrão, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras e a chefe da Polícia Científica da Polícia Federal, Camila Silva.