Palmas
26º
Araguaína
31º
Gurupi
30º
Porto Nacional
26º
CORONAVÍRUS

Farmacêutica diz que seu tratamento com anticorpos é eficaz contra Ômicron

02 dezembro 2021 - 09h25Por R7 Notícias

A farmacêutica GlaxoSmithKline informou nesta quinta-feira (2) que os dados pré-clínicos mostram que o tratamento com anticorpos conhecido como sotrovimabe mantém a eficácia contra as principais mutações encontradas na variante Ômicron do coronavírus.

O laboratório britânico disse que os dados foram coletados em testes de pseudovírus de mutações individuais específicas encontradas na variante e, até o momento, a droga demonstrou atividade persistente contra todas as variantes testadas de preocupação e interesse definidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A empresa acrescentou que agora está concluindo o teste de pseudovírus in vitro para confirmar se o medicamento pode neutralizar uma combinação de todas as mutações do Ômicron e pretende fornecer uma atualização até o final de 2021. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do medicamento no dia 8 de setembro. O sotrovimabe destina-se a pacientes com quadros leves ou moderados de covid-19 e com risco de evoluir para formas graves da doença.

A droga é intravenosa e não pode ser administrado em pacientes com quadros graves de covid-19 ou em uso de oxigenoterapia. Segundo a agência, esse tipo de medicamento tem risco de piorar o estado de saúde de pacientes nessas condições.