Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
FISCALIZAÇÃO

Fiscais da Adapec apreendem 460 kg de pescado clandestino em Talismã

25 junho 2020 - 18h15

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuam nas barreiras volante e fixa de Talismã, localizada na divisa do Tocantins com o estado de Goiás, apreenderam 460 kg de pescado sem procedência comprovada, nessa quarta-feira, 24. O condutor do veículo foi autuado em R$ 2,5 mil e a carga destruída no aterro sanitário. A suspeita é de que a origem dos produtos era de Porto Velho (RO) com destino a Palmas.

Os profissionais notaram que um veículo evadiu a barreira, foi então que a Polícia Militar foi acionada e perseguiu o condutor fazendo com que ele retornasse ao posto fiscal para averiguação. Foi constatado pescado eviscerado e em cortes, disposto em caixas de isopores na temperatura inadequada, sem rotulagem ou embalagem individual. O responsável pela carga não comprovou a origem dos alimentos, portanto foram considerados clandestinos.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária, Ricardo Matarazzo, os produtos não tinham registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), nem mesmo no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), pois ambos permitiriam a comercialização interestadual. “Orientamos o condutor sobre a obrigatoriedade de cumprimento às normas de trânsito de produtos de origem animal, que vai desde a documentação, acondicionamento correto do produto, rotulagem, entre outros”, explicou o inspetor.

Produtos inspecionados asseguram a procedência, a qualidade e que foram fabricados atendendo as normas higiênico-sanitárias e os padrões estabelecidos em legislações. Com isso, a segurança alimentar fica garantida.