Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
GRAVE ERRO

Funerária leva corpo errado para sepultamento e causa confusão em hospital do Tocantins

04 agosto 2021 - 09h40Por Redação

Um grande equívoco foi registrado na manhã dessa terça-feia (3), no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) na região do Bico do Papagaio, quando um corpo foi entregue para a família errada realizar o sepultamento. 

Tudo começou com a chegada de um detento de Tocantinópolis para atendimento na unidade na noite de segunda-feira, (2). Em estado grave, o paciente passou por uma cirurgia e acabou falecendo durante o procedimento. Nessa mesma noite, um outro óbito foi registrado no hospital, de um homem que morava em Araguatins e estava com Covid-19.

Por volta das 4h de terça-feira, um representante da funerária Regional Pax, de Ananás, foi ao hospital para buscar o corpo do araguatinense e levá-lo direto para o sepultamento, já que, por se tratar de óbito por coronavírus, não poderia ser velado pela família.

Ocorre que chegando ao hospital, o funcionário da funerária foi até a capela e sem verificar a placa de identificação que estava sobre o corpo já envolvido no saco de óbito, levou para Araguatins o detento que era de Tocantinópolis.

Já o morador de Araguatins estava na ala própria para pacientes que falecem com Covid-19, mas o responsável pelos serviços funerários não sabia e não buscou tais informações, confotme afirmado em nota pelo governo estadual, responsável pelo HRAug.

Pela manhã, o diretor da Unidade Penal de Augustinópolis, que agora estava responsável pelo detento de Tocantinópolis, recebeu uma ligação informando que o corpo havia sumido da capela. Após uma apuração detalhada, foi descoberto que o detento já havia sido enterrado em Araguatins, no lugar do outro falecido.

Após elucidado o erro, o corpo do detento foi exumado pelos coveiros de Araguatins com apoio do Instituto Médico Legal (IML) e funcionários da funerária de Ananás, sendo entregue posteriormente à família em Tocantinópolis. O morador de Araguatins também já foi levado do HRAug e sepultado.

Diante dos fatos, um Boletim de Ocorrência foi registrado e a diretoria do HRAug informou que vai instaurar sindicância interna no hospital para apurar se há responsabilidade de algum servidor da unidade.

A Secretaria Estadual de Saúde, da qual o HRAug faz parte, emitiu uma nota sobre o caso:

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta a angústia dos familiares, frente ao ocorrido no Hospital Regional de Augustinópolis. Informamos que a troca de corpos se deu pelos profissionais da funerária responsável pelo sepultamento do paciente O. L. S., que retirou o paciente D. A. M. por engano, mesmo com todos os critérios de identificação seguidos pela equipe hospitalar.

A SES destaca que a direção do Hospital colaborou com as autoridades responsáveis pelo caso e que a situação já foi resolvida, com os corpos entregues devidamente às suas respectivas famílias.

A SES declara que reforçará as orientações às unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual para que situações como esta não se repitam e deixa os seus mais sinceros sentimentos às famílias enlutadas.

*Com informações do Voz do Bico