Palmas
27º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
ASSEMBLEIA

Valderez deixa liderança do governo e Carlesse indica suplente como novo líder

29 agosto 2019 - 09h01

Em mensagem enviada nesta quarta-feira, 28, à Assembleia Legislativa do Tocantins, o governador do Estado, Mauro Carlesse, indicou o deputado Gleydson Nato como novo líder do Governo na Casa de Leis.

A medida passou a ter efeito nesta quarta. Gleydson Nato vai substituir a deputada estadual Valderez Castelo Branco que estava na função desde o mês de fevereiro deste ano. Na mensagem, o governador Carlesse agradeceu a parlamentar pelo bom e fiel desempenho na função.

De acordo com o governador Carlesse, a escolha do deputado estadual Gleydson Nato visa o fortalecimento da articulação política entre os poderes legislativo e executivo, relacionado a acompanhar o andamento dos projetos de interesse do Governo que determinam o futuro do povo tocantinense.

Quem é o novo líder do Governo na AL?

O deputado estadual Gleydson Nato Pereira (PHS) assumiu como suplente no último dia 6 de agosto, em sessão ordinária na Assembleia Legislativa, no lugar de Eduardo Siqueira Campos (DEM), que está oficialmente licenciado por 121 dias, para tratamento de saúde.

Gleydson Nato é natural de Gurupi, foi presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) na gestão do governador Mauro Carlesse e também exerceu o cargo de vereador em Gurupi.

O que faz um líder de Governo na AL?

O líder do Governo na Assembleia Legislativa é o parlamentar que dispõe de um canal direto com o Palácio Araguaia. Além disso, ele pode fazer uso da palavra durante a Sessão Plenária para tratar de assunto de interesse de sua representação.

É dele também a função de encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação do plenário, para orientar sua bancada e participar, pessoalmente ou por intermédio dos seus vice-líderes, dos trabalhos de qualquer comissão de que não seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar a votação ou requerer verificação desta.