Palmas
31º
Araguaína
27º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
SAÚDE PÚBLICA

Governador Carlesse determina agilidade na reabertura de maternidade em Colinas

16 junho 2021 - 10h05Por Secom

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) agilidade nos estudos técnicos para efetivar parceria com a prefeitura de Colinas do Tocantins e reabrir a maternidade do Hospital Municipal da cidade. O assunto foi discutido nesta terça-feira, 15, entre o Governador, o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin; a deputada estadual Vanda Monteiro, vereadores, o titular da SES, Edgar Tollini; e a secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Juliana Passarin.

Durante a reunião, também foi discutida a implantação do anel viário para desafogar o fluxo de veículos no centro da cidade e outras obras de infraestrutura no município.

O governador sustentou que a maternidade de Colinas é estratégica, vai beneficiar várias cidades do entorno e constitui um compromisso assumido com a população local. “É um compromisso nosso com a população local e que vai desafogar as unidades de Araguaína e de Palmas”, enfatizou.

O Hospital de Colinas conta com 70 leitos, dos quais 20 são destinados à maternidade. O secretário Edgar Tollini disse que o Governador já se comprometeu com o prefeito em estabelecer essa parceria para abertura da maternidade o mais breve possível. “A Secretaria agora faz estudo técnico do que precisamos e a forma de contratualizar isso”, pontuou.

Anel Viário

A titular da Seinf e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Juliana Passarin, explicou que o anel viário também será implantado em parceria com a administração municipal de Colinas do Tocantins. “O acordado é que a prefeitura elabore o projeto e doe, ao Governo do Estado, para que proceda a licitação. A estimativa é de algo em torno de 7 km. Entregando o projeto, realizamos a licitação o mais rápido possível”, garantiu.

A secretária Juliana Passarin pontuou, ainda, que diversas obras estão sendo licitadas no município, a exemplo da pavimentação e da sinalização no Setor Santa Rosa, estimado em R$ 3,2 milhões, além da reconstrução asfáltica da Rodovia Transcolinas, que liga a cidade a Couto Magalhães, na divisa com o Pará, e a Palmeirante.

O prefeito de Colinas do Tocantins, Carlos Casarin, destacou a determinação do governador Mauro Carlesse em reabrir a maternidade, que é uma reivindicação antiga da comunidade local e dos municípios circunvizinhos, além da implantação do anel viário. “Ele determinou agilidade no processo para funcionamento da maternidade, que está desativada há cerca de três anos. A estrutura física já existe, é de boa qualidade, mas o município não tem recursos para manter a estrutura de pessoal. Quanto ao anel viário, os projetos já estão em andamento pelo município e, tão logo estejam prontos, apresentaremos à Secretaria da Infraestrutura para que possamos realizar esta importante obra”, projetou.

Lagoa do Tocantins

Ainda na tarde desta terça-feira, 15, o governador Mauro Carlesse recebeu o prefeito de Lagoa do Tocantins, Leandro Soares; e o vereador Carlos Alberto, acompanhados da deputada Vanda Monteiro. Durante a reunião, as autoridades trataram sobre obras de infraestrutura rodoviária na região e outras demandas da cidade.

Na oportunidade, o governador Mauro Carlesse destacou que o empréstimo que está em andamento na Caixa Econômica Federal vai permitir a realização de mais de R$ 1 milhão em obras na cidade de Lagoa do Tocantins, bem como em outros municípios do Estado. Também adiantou que já determinou um levantamento para ajudar os municípios no momento do retorno das aulas presenciais. “Vamos destinar recursos para manutenção da frota do transporte escolar e garantir a segurança dos alunos”, ressaltou.