Palmas
31º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
28º
ARAGUAÍNA

Governador Carlesse participa da formatura do 1º Curso de Policiamento Rural

12 fevereiro 2021 - 10h26Por Redação

O governador Mauro Carlesse participou, nesta quinta-feira (11), da formatura do 1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural do Estado do Tocantins.

A solenidade foi realizada no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde também foi realizado a entrega de equipamentos de uso não letal para a unidade. Ao todo, 29 PMs participaram do curso, sendo os militares de Guaraí, Araguaína, Araguatins, Colinas e Tocantinópolis.

Essa modalidade visa o policiamento voltado para as comunidades rurais, em povoados e assentamentos e a equipe foi instruída sobre a doutrina de policiamento rural, prática de prevenção aos crimes, abordagem em ambiente rural, noções de sobrevivência no Cerrado, direção off-road, dentre outros.

O governado Carlesse destacou a qualidade do apoio que o meio rural ganhou e a necessidade de se criar uma delegacia voltada para atender o homem do campo.

"O que faltava era um apoio de qualidade ao produtor. Vamos implantar essa iniciativa em todas as regiões e tenho certeza de que vamos receber apoio dos empresários rurais", pontuou.

A Patrulha Rural tem o objetivo de aproximar a comunidade agrícola/rural, além de aperfeiçoar o policiamento ostensivo para reprimir a prática de crimes contra a vida, o patrimônio e roubo a caixas eletrônicos na região.

Para o comandante do 2º BPM de Araguaína, coronel Valdeon Dias, essa modalidade já foi empregada com sucesso em vários estados e que no Tocantins não será diferente.

"Esse curso visa justamente a aproximação com a comunidade rural. É um policiamento georreferenciado, onde o produtor é cadastrado e passa a receber todo um atendimento preventivo", explicou.

A formatura contou também com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e por representantes dos demais poderes e autoridades políticas.

Equipamentos

Ainda durante a solenidade, o governador Carlesse entregou equipamentos de uso não letal que contribuirão para o policiamento preventivo e para a intensificação das ações de combate à criminalidade em Araguaína e região. Foram entregues 200 munições AM403P (elastômero); um lançador AM640; e oito granadas de gás lacrimogêneo.