Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
TOCANTINS

Governador inaugura câmpus da Unitins e anuncia duplicação da rodovia

04 março 2020 - 09h06

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, cumpriu mais um compromisso de campanha na noite dessa terça-feira, 3, ao inaugurar o câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de Paraíso do Tocantins. Na oportunidade, o Governador anunciou a duplicação do trecho da rodovia TO-080, que liga a capital Palmas a Paraíso. A solenidade contou com a presença do prefeito local, Moisés Avelino, deputados federais e estaduais, da comunidade estudantil e professores da instituição.

O câmpus de Paraíso funciona na antiga Escola Trajano Coelho Neto desde o começo de fevereiro deste ano. São 120 alunos aprovados no vestibular para os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Todos os cursos de graduação ofertados pela Unitins são gratuitos e presenciais. Além das salas de aula e da parte administrativa, a unidade conta com quadra poliesportiva, laboratório de informática e biblioteca, os dois últimos em fase de estruturação.

A implantação do câmpus de Paraíso do Tocantins foi autorizada pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo governador Mauro Carlesse e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Osires Damaso. "Muito importante essa inauguração, o Vale do Araguaia clamava por esse câmpus. Agradeço ao governador Mauro Carlesse pelo desprendimento de realmente fazer o bem pelo Tocantins. Ele está dando condições  para que os nossos jovens tenham um curso superior, além de fomentar a economia de toda a região", comemorou o deputado Osires Damaso.

O governador Carlesse disse que a inauguração do novo câmpus representa o cumprimento de um compromisso de campanha e que isso só foi possível em virtude das medidas enérgicas tomadas no início da gestão no sentido de buscar o equilíbrio fiscal. Ele entende que a descentralização do ensino é vital para oportunizar uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento de forma harmônica em todo o Estado."Colocamos o Estado em condições de realizar as demandas da população, a exemplo deste câmpus, que vai atender não só Paraíso, mas todo o Vale do Araguaia. Também vamos promover a integração de Paraíso com a Capital por meio da duplicação do trecho entre as duas cidades", frisou o Governador, afirmando ainda que a licitação deve ocorrer ainda este ano.

O prefeito Moisés Avelino destacou a importância do retorno do câmpus da Unitins ao município e a qualidade do ensino que, segundo ele, já deu uma grande contribuição a cidade. " Estou duplamente feliz com o retorno da Unitins a nossa cidade. Por ser pública ela vai beneficiar estudantes de famílias menos favorecidas. Além do aspecto educacional, ela vai promover o aquecimento da economia local, ao atrair estudantes de várias localidades. Estamos felizes com a sensibilidade do governador Carlesse", ressaltou.

Com a inauguração do seu quinto câmpus, a instituição volta à região do Vale do Araguaia, que abrange Paraíso do Tocantins e municípios vizinhos, e constitui uma promessa de campanha do governador Mauro Carlesse. Além de Palmas e Paraíso, a Unitins conta com os câmpus de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.

"Essa inauguração representa um momento importante para a instituição, para o ensino superior do Estado e constitui um compromisso de campanha do governador Carlesse, de restabeler o câmpus da Unitins em Paraíso", ressaltou o reitor da instituição, Augusto Rezende. Os cursos foram implantados a partir de consultas à comunidade e atendem a aptidão de todo o Vale do Araguaia. "O ensino superior é uma grande ferramenta de desenvolvimento e é isso que queremos, que a região se desenvolva a partir dessa mão de obra", frisou o reitor.