Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
WANDERLEY BARBOSA

Governador interino toma posse do cargo e promete cumprir e defender a Constituição

21 outubro 2021 - 10h34

O Diário Oficial do Estado do Tocantins trouxe, na noite desta quarta-feira (20), a publicação que coloca Wanderlei Barbosa (Sem partido) interinamente no comando do Governo do Tocantins pelos próximos seis meses, enquanto durar o afastamento de Mauro Carlesse (PSL) do cargo, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)

O termo foi assinado pelo próprio Wanderlei e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Rolf Vidal, que foi responsável por lavrar o documento. 

Mauro Carlesse foi afastado por suspeita de recebimento de propina e também por suposta interferência em investigações policiais. Ele foi alvo de duas operações simultâneas da Polícia Federal nesta quarta-feira (20).

Durante a tarde, Wanderlei Barbosa esteve na sede da Justiça Federal, onde ficou por cerca de 20 minutos e não deu declarações sobre o afastamento de Carlesse.  

No ato assinado, Barbosa destaca “o compromisso solene de manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Estadual, observar as Leis, promover o bem geral, sustentar a união, a integridade e o desenvolvimento do Tocantins”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by O NORTE | Quem é daqui acessa! (@portalonorte)

 

Perfil do Governador Interino

Wanderlei tem 57 anos e é natural de Porto Nacional, na região central do estado. Ele começou a carreira política em 1989, quando se elegeu vereador pelo município. Em 1996 migrou para a capital e se elegeu vereador por Palmas, cargo que ocupou por vários mandatos sucessivos até 2010, chegando a presidir a câmara municipal ao longo de quatro anos.

Em 2010 se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. A disputa foi convocada por causa da cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis dos cargos de governador e vice.

O gestor é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Ele também é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, quando a cidade foi fundada em 1989.

Ao longo dos últimos anos, Wanderlei Barbosa trabalhou em sintonia com o governador Mauro Carlesse e evitou se envolver em polêmicas. Ele foi escolhido para encabeçar ações como o combate à queimadas no último período de estiagem, representou o governo em entregas de obras e também em reuniões a que o governador não pode comparecer.