Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
35ºmax
21ºmin
ENSINO SUPERIOR

Governador Mauro Carlesse defende implantação da UnirG em Dianópolis

02 julho 2021 - 08h32Por Secom

Em Dianópolis, onde cumpriu agenda de trabalho nesta quinta-feira, 1º de julho, o governador participou da visita técnica e discussões para implantação de um câmpus da Universidade de Gurupi (UnirG) no município. Também foi assinado um protocolo de Intenções entre a UnirG e a Prefeitura local, que visa à implantação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e outros cursos na área da saúde.

O evento contou com a presença da reitora da instituição, Sara Falcão; do presidente da Fundação UnirG, Tiago Miranda, e outros representantes da Universidade.

O governador Mauro Carlesse apoia a iniciativa de implantação da unidade de ensino superior em Dianópolis, porque vê na formação superior uma oportunidade para os jovens e também para o desenvolvimento para toda a região sudeste do Tocantins.

O Governador afirmou que uma universidade é importante em qualquer localidade, mas na região sudeste vai permitir mudar a realidade local. "É a oportunidade de ter uma universidade de renome e qualidade de ensino para os filhos da região. Uma universidade que vai trazer o curso de Medicina, que é fundamental para nós, nos dias atuais, e o Governo do Tocantins está incentivando e apoiando a concretização desse projeto. Para isso, precisamos da união de esforços", pontuou o governador Mauro Carlesse.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, explicou que, em um primeiro momento, foi formalizado o interesse, por parte do prefeito e das autoridades locais, pela implantação do curso de Medicina na cidade. Também explicou que o segundo passo foi essa visita técnica, para avaliar a estrutura ofertada pela prefeitura para implantação da instituição.

"A área é boa, mas a estrutura física não comporta a UnirG, principalmente para um curso de Medicina, que é o grande interesse da população. Precisa ser ampliada pela gestão municipal para atender as necessidades de qualquer que seja o curso na área da saúde", explicou a prefeita.

Josi Nunes destacou ainda que a parceria com Dianópolis seria fundamental para o desenvolvimento da região sudeste e para o crescimento da UnirG em âmbito estadual. “Vamos unir forças para ampliar as instalações. Com o apoio do nosso governador Mauro Carlesse, do prefeito José Salomão, de deputados e outras autoridades, tenho certeza de que vamos viabilizar esse projeto”.

Na ocasião, Josi Nunes ressaltou que o Governador foi quem criou as condições para expansão da UnirG ao fazer gestões para torná-la uma universidade.

Para o prefeito José Salomão, esse projeto é muito importante não só para Dianópolis, mas também para toda a região. "É um combustível essencial para o progresso. O que estamos presenciando, hoje, é algo sem precedentes para mudar a história não só de Dianópolis, mas de toda a região", frisou.

UnirG

A Universidade de Gurupi é uma instituição pública de ensino superior situada no município de Gurupi, na região sul do Tocantins.

Mantida e representada pela Fundação UnirG - entidade de direito público similar às autarquias, constitui a maior instituição de ensino superior do sul do Tocantins, com aproximadamente 5.100 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

É também uma das maiores instituições empregadoras do Tocantins, possuindo atualmente 392 professores e 553 funcionários, entre técnicos administrativos e estagiários.

Constituída por três câmpus, sendo o Câmpus I localizado no Parque das Acácias, o Câmpus II, situado no Setor Central, ambos em Gurupi; e um câmpus em Paraíso do Tocantins, a UnirG oferece ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Cursos

A UnirG fornece atualmente 17 cursos de graduação, cada um deles subordinado a sua respectiva unidade coordenadora. Os cursos são subdivididos em quatro grandes áreas, a saber: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Linguística e Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Núcleos Regionais

O governador Carlesse também assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Dianópolis, para a instalação das sedes do 8º Núcleo Regional de Medicina Legal e do 8º Núcleo Regional de Perícia Criminal no município.

Por meio do Acordo, a Prefeitura de Dianópolis cede o espaço físico necessário à instalação das unidades e também os recursos humanos necessários, para viabilizar a realização de exames periciais de natureza criminal e médico-legal e instruir procedimentos investigativos conduzidos pela Polícia Civil ou processos criminais.

A iniciativa vai beneficiar diretamente as cidades de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

Participaram do evento o vice-governador Wanderlei Barbosa, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de toda a região; além de professores e alunos.

Veículo

O governador Mauro Carlesse também participou da entrega de um veículo à Câmara de Vereadores da cidade. O veículo é fruto de recursos de emenda parlamentar do deputado Ricardo Ayres e do próprio município de Dianópolis.

O evento contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa; dos deputados Ricardo Ayres, Olyntho Neto, Vanda Monteiro e Cleiton Cardoso; prefeitos e vereadores da região sudeste.

Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que a parceria com Dianópolis seria fundamental para o desenvolvimento da região sudeste e para o crescimento da UnirG - Washington Luiz/Governo do Tocantins

 

AO VIVO