Palmas
25º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
AGRONONEGÓCIO

Governo do Estado prorroga plantio da soja nas Planícies Tropicais

04 junho 2021 - 10h30

Em atendimento às solicitações da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e do Distrito de Irrigação Rio Formoso (DIRF), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), prorrogou até este sábado, 5, o prazo para realização do plantio de soja nas Planícies Tropicais. Os produtores rurais alegaram dificuldades com drenagens ocasionadas por chuvas no mês de maio nas regiões de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. O período limite para colheita que é até 25 de setembro e o cadastramento foi até 31 de maio.

 A janela do plantio da oleaginosa iniciou no dia 20 de abril e encerraria dia 31 de maio, na região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí, Dueré e Santa Rita. Esta excepcionalidade é permitida quando a produção é destinada a sementes e/ou pesquisa.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, frisa que os produtores demonstraram a necessidade de estender por mais alguns dias e que após avaliação criteriosa foi autorizado. “Monitoramos 100% essa região para prevenção e controle da ferrugem asiática e acompanhamos todo o processo que vai da semeadura a colheita para garantir o patrimônio fitossanitário do Tocantins sempre revendo, adequando e atualizando condutas”, avalia.

 O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, explica que nas Planícies Tropicais o cultivo da soja somente é permitido mediante cadastro antecipado na Agência, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. “Elencamos ainda a importância do sojicultor estar atento as normas fitossanitárias previstas na legislação, as regras que norteiam a janela do plantio e a aplicação de fungicidas, entre outros.

Vale lembrar que este ano a Instrução Normativa (IN) nº 05/2021 abriu a possibilidade do produtor de soja salvar sementes para uso próprio nas Planícies Tropicais, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Dados

De acordo com os dados da Agência, foram cultivadas na última safra nas Planícies Tropicais do Tocantins 66.120 hectares, em 112 propriedades.

Ferrugem Asiática da Soja

A Ferrugem Asiática da Soja é a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações pelo vento. O maior prejuízo causado é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente