Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SETEMBRO VERDE

Governo do Tocantins realiza ação para incentivar doação de órgãos

24 setembro 2021 - 11h46Por Secom

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e da Central de Transplantes, irá promover um evento de sensibilização para doação de órgãos, neste domingo, 26, às 17 horas, na praia da Graciosa. A ação faz parte da campanha Setembro Verde para conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante.

Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar a família, sobre esse desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos. Uma vez captados, os órgãos são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.

Podem ser doados: coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim, córneas e tecidos (oculares, cardiovasculares, musculoesqueléticos e peles).

Atualmente, no Tocantins, é realizado o transplante de córneas, porém, a captação é realizada para todos os órgãos. Até agosto de 2020 foram realizadas sete captações de múltiplos órgãos (oito rins, cinco fígados e três corações) e 16 captações córneas em todo o Estado.

Central Estadual de Transplantes no Tocantins

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO-TO) foi criada em 27 de novembro de 2007. Seu funcionamento é 24 horas, todos os dias da semana. Sua principal contribuição é disponibilizar, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, a integralidade da atenção à saúde quando da necessidade de Transplantes de Órgãos e Tecidos.

Uma live na Assembleia Legislativa, na tarde dessa quinta-feira, 23, tratou sobre o tema. Para saber mais, basta clicar no link https://www.to.gov.br/saude/noticias/equipes-de-transplante-dos-hospitais-notificantes-do-tocantins-recebem-homenagem-na-assembleia/tbplxz16o3m