Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
AMEAÇA GLOBAL

Governo e parceiros decidem adiar Feira Agrotecnológica da Região Sudeste

17 março 2020 - 15h22

Como medida de prevenção para resguardar a saúde pública do vírus Covid-19, conhecido popularmente como novo coronavírus, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e parceiros da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste) decidiram adiar a realização do evento, que estava agendado para os dias 1º e 4 de abril.

Com a nova medida a data prevista para realização da Agrosudeste será de 3 a 6 de junho, seguindo a mesma programação. Para o presidente  do Ruraltins,Thiago Dourado, a decisão foi tomada em consonância com as medidas já adotadas pelo Governo do Estado no que diz respeito a estratégias e providências para soluções eficazes inerentes à pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto ao vírus Covid-19. Essas medidas fazem parte do protocolo de adesão ao Comitê de Crise, assinado no último dia 12 de março pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse. “Com a prorrogação da data, a equipe segue com a organização e aproveitará o tempo a mais para buscar novas parcerias para a realização do evento”, frisa o coordenador da Agrosudeste, João Filho.

Agrosudeste

Em sua 6ª edição, a Agrosudeste terá como tema a Bioeconomia – Da Carne ao Artesanato.  O evento ocorrerá no Colégio Agrícola de Almas, com Dias de Campo em Ponte Alta do Bom Jesus, Dianópolis e Almas.

Na programação estão previstos Dias de Campo envolvendo a cadeia produtiva da bovinocultura, com ênfase para a comercialização, abate e processamento, no frigorífico regional de Ponte Alta do Bom Jesus; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; piscicultura, no empreendimento Piscicultura São Domingos, ação do convênio celebrado entre Ruraltins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para Médios Produtores, finalizando com um dia de campo sobre o cultivo protegido de hortaliças e hidroponia, na Horta Cheiro Verde.

Além dos Dias de Campo, a exposição apresentará unidades demonstrativas relacionadas à avicultura, pastagem rotacionada, Sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta; campo experimental de soja; sisteminha Embrapa; como também palestras; cursos e minicursos; leilões; venda de produtos da agricultura familiar; exposição de máquinas e equipamentos, e ainda a realização do Mutirão do Agrocrédito; rodada de negócios; manifestações culturais do Tocantins, como a sússia e a catira, com representantes das comunidades quilombolas; e apresentações de projetos dos alunos das redes estadual, municipal e federal da região sudeste.

Monitoramento de Casos

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até esta segunda-feira, 16, o Tocantins não possui nenhum caso confirmado de paciente infectado pelo Covid-19, porém há três casos suspeitos na lista do Ministério da Saúde e outros sete sendo investigados.