Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
24º
TOCANTINS

Governo entrega Centro de Treinamento para servidores e produtores rurais

07 novembro 2020 - 10h43Por Secom - TO

Na semana que iniciou o mês de novembro, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, voltou seus esforços para a entrega de mais benefícios que resultem no fortalecimento das ações que chegam até a população.

Já no primeiro dia útil da semana, terça-feira, dia 3, o Governador entregou o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), que agora integra o Complexo de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O espaço é voltado para o desenvolvimento de tecnologias para o campo e vai gerar oportunidades em pesquisa e levar conhecimento técnico para auxiliar produtores rurais de todo o Estado.

“A produção no campo é assim, ela está sempre se transformando e sempre se modernizando. Podemos dizer que a entrega do CTC Agro é um marco para o desenvolvimento de novas tecnologias, fazendo com o que o Tocantins dê um salto junto com parceiros importantes, como a Embrapa, a Unitins, o IFTO [Instituto Federal do Tocantins] e a UFT [Universidade Federal do Tocantins]. Aqui, nossos técnicos irão aprender mais e toda a comunidade acadêmica também poderá desfrutar de uma estrutura de ponta. Estamos apostando no futuro, com ações que irão refletir para as próximas gerações de pequenos e grandes produtores rurais”, destacou o Governador.

Com o CTC Agro, o Governo do Tocantins espera capacitar técnicos extensionistas que atuam no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio de cursos desenvolvidos por instituições parceiras e possibilitar que eles utilizem este conhecimento nas ações em prol da população.

A nova estrutura do CTC Agro tem capacidade para receber até 200 pessoas em atividades de treinamento teórico-prática e pode oferecer até cinco cursos simultaneamente. O centro foi construído por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Ambulâncias para os Bombeiros

Em mais uma ação que visa melhorar as condições de trabalho dos servidores e os serviços oferecidos à população, o governador Mauro Carlesse entregou outras duas novas ambulâncias para o 2° Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM). As ambulâncias irão atender as cidades de Araguaína e Colinas do Tocantins e foram adquiridas, via emenda parlamentar da deputada Amália Santana.


“Quero, em primeiro lugar, agradecer a nossa deputada Amália Santana, que destinou emenda parlamentar para essas novas ambulâncias. A saúde pública é uma das principais bandeiras defendidas por todos nós, e muito bem encampada por todo o parlamento tocantinense”, destacou o Governador, em cerimônia realizada no Palácio Araguaia, na última quarta-feira, 4.

 

Veículos para o Meio Ambiente

Na mesma solenidade, o governador Mauro Carlesse entregou também 11 novas caminhonetes para compor a frota do Sistema Estadual de Meio Ambiente. As caminhonetes foram adquiridas com recursos internacionais obtidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).


“O meio ambiente é outro ponto onde determinei total atenção. Vamos mostrar para o Brasil que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo, colocando o Tocantins em posição de destaque na fiscalização ambiental”, frisou o Governador.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente é formado pela Semarh e pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), além das forças policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag).

 

Campanha contra a aftosa

Dando sua contribuição em ações que visam manter o Tocantins como Estado livre de aftosa, o vice-governador Wanderlei Barbosa, representando o governador Mauro Carlesse, lançou a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a doença.

Com o início desta 2ª etapa, que segue, entre os dias 1º de 31 de novembro, a expectativa é que sejam vacinados cerca de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), com idade de até 24 meses. Os animais que devem ser vacinados nesta etapa foram aqueles declarados em maio deste ano, quando ocorreu a primeira fase da vacinação. A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.