Palmas
30º
Araguaína
27º
Gurupi
26º
Porto Nacional
30º
INOVAÇÃO

Governo explica como vai funcionar a plataforma online da Agrotins 2020

18 maio 2020 - 08h13

A Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 será realizada neste ano em formato inovador e 100% digital. Por meio de uma plataforma on-line, desenvolvida especialmente para essa edição, o cidadão terá acesso a diversos expositores, palestrantes, além de workshops e mais de 40 horas de programação ao vivo durante os dias 27, 28 e 29 de maio.

Com o tema “Cerrado Sustentável”, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, apresentou a plataforma durante uma live nas redes sociais na terça-feira, 12. “Por causa do novo Coronavírus, entramos numa fase de grande dificuldade. Essa questão nos fez discutir de que forma poderíamos realizar a Agrotins deste ano. Então, decidimos usar a tecnologia a nosso favor”, afirmou.

O site www.agrotins.to.gov.br já está pronto e irá receber nos próximos dias a programação completa com as principais tecnologias e serviços do mundo agro.

A plataforma foi adquirida em formato de protótipo pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e desenvolvida pelos servidores da pasta de acordo com as necessidades da Agrotins deste ano.

Para o secretário César Halum, o projeto foi elaborado para ser intuitivo e de fácil navegação. “O site é bem dinâmico e leve, contendo recursos de imagem, áudio e texto para facilitar o acesso. Além disso, a Secretaria também disponibilizou manuais e guias para auxiliar o cidadão no acompanhamento da programação”, destacou o titular da Seagro.

Navegando

Logo no início do site, o cidadão vai encontrar quatro abas na parte superior: “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”.

Na primeira aba, no “Espaço dos Pavilhões”, estão disponíveis vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo Estadual, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), bem como os parceiros das áreas do conhecimento, além de nove instituições financeiras que estarão ofertando linhas de crédito especiais durante o evento.

Também estão disponíveis os campos da pecuária, aquicultura, pesca esportiva, agricultura familiar, Plano ABC, mulheres rurais e muito mais.

Conhecimento

Em seguida, aparece a aba “Campo do Conhecimento”, reunindo o futuro do agronegócio dentro da programação da Agrotins, por meio de palestras, cursos, dias de campo, workshops e uma biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade.

Lembrando que os conteúdos nos dois campos acima estarão disponíveis a partir do dia 27 de maio, permanecendo ativos por mais 30 dias após a realização da Feira, para futuras consultas e aprendizados.

Programação Ao Vivo e Expositores

Na aba “Programação Ao Vivo”, um dos grandes diferenciais para esse ano, o cidadão vai acompanhar todo o conteúdo que será abordado em tempo real durante esta edição. Serão 12 horas diárias de rodas de conversa, palestras, promoção de expositores e notícias do universo agro.

E a partir das 20 horas, a Feira traz também a transmissão de leilões ao vivo, habilitados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Já a aba “Expositores” reúne importantes parceiros das Agrotins, que são responsáveis por trazer as principais novidades tecnológicas do universo agro. Nesta parte do site, estão as grandes marcas presentes na agricultura e pecuária de ponta, que irão expor virtualmente maquinários, produtos e serviços usados no campo.

Certificado

E não se esqueça de fazer seu cadastro no site da Agrotins 2020. Na página inicial, existe a opção de assinar gratuitamente a Newsletter da Feira, para receber via e-mail notícias e mais conteúdos informativos dessa edição, além de um certificado exclusivo de participação.

Siga também as redes sociais oficiais do Governo do Tocantins, que diariamente estão compartilhando conteúdos voltados para a Agrotins 2020 100% Digital.