Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
INCENTIVO

Governo investirá quase R$ 1 milhão na agricultura familiar em Palmas

20 abril 2021 - 09h16Por Redação

O Governo do Tocantins formalizou, na manhã desta segunda-feira (19), a implantação de quintais produtivos em unidades familiares de produção rural, bem como em unidades de educação estadual e municipal da Capital.

Serão investidos R$ 997.842,89 do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep/TO), do Governo do Estado, e selecionadas 20 unidades para implantar e manter 20 quintais produtivos desenvolvendo atividades como, por exemplo, fruticultura, hortaliça e avicultura.

O Termo de Cooperação Técnica assinado foi assinado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) com a Secretaria Municipal de Educação de Palmas e a Associação Comunidade Escola Entre Rios.

Também serão implantadas, mantidas e transferidas tecnologias para as unidades de produção, realizadas capacitações técnicas, implantados gerenciamento e acompanhamento do retorno das atividades desenvolvidas, além de apoio na fase de comercialização dos produtos cultivados, entre outros.

Estamos iniciando um trabalho conjunto para o fortalecimento da agricultura familiar na Capital, principalmente visando valorizar as mulheres rurais e suas famílias”, destacou o secretário da Seagro, Jaime Café, reforçando a gestão municipalista do governador Mauro Carlesse “ao trabalhar sempre pela melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses”.

O secretário adiantou ainda que o projeto deve ser ampliado para outras cidades.

Na Capital, estamos desenvolvendo um projeto-piloto que, posteriormente, pode ser implantado em outros municípios. Além de dinamizar o aproveitamento das potencialidades do município, projetos como esse contribuem com a autossuficiência na produção de alimentos e nas soluções para o desenvolvimento da agricultura familiar, sempre de forma sustentável”, detalhou.

Para o presidente ACE/Conselho Escolar da Escola Estadual Rural Entre Rios, Washington dos Santos Andrade, a parceria vai fomentar ainda mais a agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda.

Fortalecendo a agricultura familiar, temos a garantia do aumento da produção de alimentos e, consequentemente, o aumento da renda familiar e da disponibilidade de mais produtos na mesa das famílias”.

Participaram também da assinatura do Termo de Cooperação Técnica: o presidente do Ruraltins, Fabiano Piñeiro Miranda; e a secretária de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos.