Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
26º
PANDEMIA

Governo promete entregar 30 novos leitos de UTIs Covid até o final deste mês

07 abril 2021 - 10h06Por Redação

O Governo do Tocantins anunciou a implantação de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o fim de abril em hospitais públicos do Estado. Dez vagas devem ser instaladas no Hospital Regional de Porto Nacional até este sábado (10) e as demais devem ser implantadas em Paraíso do Tocantins.

Até esta quarta-feira (07), o Estado possui 169 leitos de UTI disponível para a rede pública, entre os hospitais públicos e privados contratados. No entanto, a taxa de ocupação dessas unidades é de 90%, de acordo com o portal Integra Saúde Tocantins.

"Nós continuamos investindo na saúde e na assistência ao nosso povo. Não estamos medindo esforços para que a nossa população seja bem atendida e consiga passar por esse momento tão difícil. Em Porto Nacional não faremos diferente", disse o governador Mauro Carlesse, sobre a instalação dos novos leitos.

A criação dos leitos em Porto Nacional foi determinada pela Justiça ainda em agosto do ano passado, mas vinha sendo descumprida até março deste ano, quando foi determinado que o governo apresentasse um cronograma em até 24 horas.

Nesta terça-feira (06), o governador Mauro Carlesse e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), se encontraram no Palácio Araguaia. Segundo eles, ambos os gestores estão trabalhando para a implantação no Centro de Especialidades de Porto Nacional.

O prefeito disse, ainda, que a implantação desses leitos está orçada em R$ 1,7 milhão, no entanto, a maioria dos equipamentos foi fornecida pelo Governo do Tocantins. “O Estado contribuiu com a parte maior da montagem desses leitos que estão sendo instalados no Centro de Especialidades do Município”, ressaltou.

O Governo do Estado forneceu camas, colchões, monitores, respiradores e bombas de infusão, mas ainda não há uma data para o início dos atendimentos.

Porto Nacional é a quarta cidade mais atingida pela Covid-19 no Estado e já contabiliza 6.832 casos confirmado e 130 mortes causadas pelo coronavírus.

Leitos em Paraíso

Já em Paraíso do Tocantins a implantação de 20 novos leitos de UTO deve acontecer até o final deste mês, ainda sem data especificada.

Segundo o prefeito Celso Morais, também serão implantados cinco leitos de estabilização na unidade sentinela, que é dedicada ao atendimento de Covid-19 e nove leitos clínicos no prédio da UPA.

Paraíso está entre as cidades mais afetadas pela pandemia e, até o momento, já somam 5.987 casos confirmados da doença e 99 mortes. Ainda sobre o portal Integra Saúde, não há leitos de UTI disponíveis na rede pública da cidade.