Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
NA CAPITAL

Grávidas poderão tomar segunda dose de vacina contra a Covid

13 maio 2021 - 13h39Por Ascom

A Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) informa que a aplicação da segunda dose de grávidas e puérperas com ou sem comorbidades que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer está garantida com apresentação do Cartão de Vacina constando o registro da primeira dose.

Seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde, será aplicada a primeira dose, somente da Pfizer, apenas em grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) que possuam comorbidade comprovada em laudo ou relatório médico.

Ou seja, se a grávida ou puérpera sem comorbidade tomou a primeira dose da Pfizer ela poderá tomar a segunda dose normalmente. Já àquelas mulheres deste grupo, que possuem comorbidade e ainda não tomaram vacina, poderão tomar o imunizante da Pfizer, disponível em Palmas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Martha Malheiros.

Entenda

A nova recomendação do Ministério da Saúde (MS) foi anunciada em coletiva de imprensa pelo ministro, Marcelo Queiroga, na noite desta terça-feira, 11, onde foi declarada que a primeira dose de imunização de grávidas sem comorbidades está suspensa, independente do tipo de vacina.

O Ministério da Saúde já havia suspendido, na manhã de ontem, o uso da Astrazeneca/Fiocruz para grávidas e puérperas, e o Município de Palmas mantém a suspensão até nova recomendação do MS.

Demais públicos

Para os demais públicos desta etapa, o cronograma segue normal até sexta-feira, 14, nos locais e horários divulgados pela Prefeitura de Palmas. Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas somente com a CoronaVac ou Pfizer nos mesmos locais e horários conforme já divulgado.

Como a vacina CoronaVac está em falta no mercado nacional, no momento, o Município segue a imunização deste público somente com a Pfizer.

Assista aqui a íntegra da Coletiva de Imprensa com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Documentos necessários

 

Para tomar a vacina recomendada, a gestante ou puérpera com comorbidade deve apresentar laudo ou relatório médico comprovando a condição de saúde; documentos pessoais (CPF, RG ou CNH); Cartão do SUS; Caderneta da Gestante para grávidas; Declaração de Nascido Vivo ou Declaração de Natimorto para puérperas. A segunda dose será disponibilizada apenas para quem apresentar o Cartão de Vacina constando o registro da primeira dose.