Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
SERRA DA TRAÍRA

Helicóptero do Estado auxilia no combate a incêndio no interior do Tocantins

19 agosto 2021 - 12h42Por Secom

A equipe do Centro de Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) está auxiliando, desde a última terça-feira, 17, no combate a um incêndio na Serra da Traíra, em Paranã, no Tocantins. Além dos operadores aerotáticos do Ciopaer, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militares (CBMTO), servidores do meio ambiente do município e voluntários estão no local para auxiliar no combate ao incêndio.

De acordo com o delegado de Polícia Civil do Tocantins e piloto do Ciopaer, Leonardo Garrido, uma base foi montada no povoado Rosário, na região de Paranã para coordenar a ação. “Fizemos um monitoramento e reconhecimento do local, transportando técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e pessoal da área de meio ambiente do município. Realizamos a captação da água com o equipamento helibalde, na barragem de São Salvador e lançamos nas áreas de difícil acesso e indicadas pelos técnicos”, explicou o delegado.

As equipes estiveram empenhadas durante três dias no local, e devem finalizar os trabalhos nesta manhã. Foram lançadas aproximadamente 50 cargas de água na região, totalizando 25 mil litros.

Atuação do Ciopaer

O Ciopaer atua em diversas ocorrências, como ações de monitoramento, combate a incêndios, mapeamento de zonas urbanas, resgate, busca e salvamento de pessoas. No Tocantins, entre 2019 e 2020, foram mais de 400 lançamentos de helibalde. O equipamento é utilizado de forma constante no combate a incêndios em diversas localidades, em particular, na proteção de parques ambientais, como o Cantão, Serra do Lajeado e Jalapão.