Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
SAÚDE PÚBLICA

HGP comemora menor índice de ocupação da história e diretor explica o motivo

23 agosto 2019 - 09h19

Em 14 anos de funcionamento, o Hospital Geral de Palmas (HGP) nunca havia operado com o índice de ocupação registrado nesta quinta-feira, 22. A unidade está operando com 84% de sua capacidade de ocupação, número celebrado pela gestão.

Segundo o diretor geral do hospital, Leonardo Toledo, o índice é resultado do novo fluxo implantado na unidade. “Nos últimos meses, implantamos um novo fluxo buscando ouvir todas as equipes, saber o que elas precisam para atender bem os pacientes e resolver o problema que os trouxeram à unidade. Isso tem otimizado a ocupação de leitos e dado celeridade aos atendimentos, resultando na redução do período de internação”, destacou.

Outro motivo apontado pelo diretor é a primeira força tarefa de cirurgias ortopédicas realizadas em pacientes internados. “Graças a esta força tarefa que está sendo realizada na unidade, que operou 122 pessoas no período entre o dia 12 e o dia 22 deste mês, conseguimos reduzir o fim da espera de muitos pacientes. Somente na última quarta, 21, tivemos 54 altas, número nunca visto no hospital”, enfatizou.

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos para a realização dos procedimentos. “Temos focado nossos esforços na resolutividade das cirurgias, visando justamente o fim da superlotação do nosso hospital. Isso passa pelo abastecimento das unidades e o empenho das equipes multiprofissionais que também não medem esforços para atender cada vez melhor os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins”, destacou Edgar Tollini, gestor da SES.