Menu
Busca quarta, 19 de fevereiro de 2020
(63) 99292-6165
Araguaína
29ºmax
24ºmin
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita

20 setembro 2019 - 09h00

Hospital Regional de Miracema (HRM) realizou na quarta-feira,18, a primeira nefrostomia percutânea guiada por ultrassom, uma cirurgia urológica. A novidade foi efetivada pelos esforços do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), direção da unidade hospitalar e comprometimento da equipe multiprofissional local.

Moradora de Rio Sono, Deusiana Alves da Silvam, de 39 anos, foi a primeira  paciente a ser submetida ao procedimento e afirmou que está  muito feliz com o atendimento. “Graças a Deus deu tudo certo e fiz a cirurgia, sei que sou a primeira paciente, mas ainda tem muita gente que precisa e desejo que consigam realizar também. Deus abençoe toda equipe que me atendeu e que o Estado esteja sempre atento ao abastecimento dos hospitais, que isso faz a diferença”, declarou.

Segundo a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “A participação, com o apoio expressivo da Superintendência de Unidades Próprias (SUHP), ao lado do secretário Dr. Edgar que não mede esforço para disponibilizar suporte necessário para a efetivação dessas ações, com a viabilização de uma farmácia e almoxarifado abastecido fez toda diferença em nossa unidade”, declarou, acrescentando que “a direção geral está empenhada em tornar o hospital de Miracema um centro de cirurgias eletivas”.

A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelo médico urologista Danilo Maranhão; o anestesista Paulo Márcio; o médico auxiliar Jobel Egito e as equipes de enfermagem, técnica de enfermagem e limpeza.

Procedimento

Segundo o urologista Danilo Maranhão, “o procedimento é a colocação de um cateter diretamente no rim para drenar a urina, uma derivação do trato urinário superior, indicada para pacientes com obstrução ureteral bilateral, ou unilateral em rim único”, afirmou.

AO VIVO