Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
DADOS DIVERGENTES

IBGE suspende divulgação de dados da Covid publicados pelo Ministério da Saúde

01 junho 2020 - 18h39Por Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), organização pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos dos dados nacionais informou em comunicado na tarde desta segunda-feira (1), que suspendeu a divulgação dos dados sobre casos e óbitos da Covid-19, repassados através do Ministério da Saúde.

A organização esclareceu que as informações eram obtidas diariamente mediante acesso automático ao arquivo de dados do MS, através do endereço https://covid.saude.gov.br/, e apenas reproduzidas na íntegra no site Cidades@.

De acordo com o IBGE, a decisão partiu depois que o instituto recebeu questionamentos por parte de prefeituras municipais de diversos Estados, alegando divergência nos dados divulgados em relação a situação apurada em seu município: "verificou-se que havia uma associação equivocada nos códigos de municípios no arquivo original que acarretou exibição de dados divergentes. Uma vez identificada a ocorrência, o IBGE informou, por meio de ofício, o Ministério da Saúde e aguarda resposta", concluiu a nota.