Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
NORTE DO ESTADO

Indígenas são atacados por morcegos-vampiros em aldeia do Tocantins

28 julho 2021 - 17h08Por Secom

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) finaliza nesta quarta-feira, 28, uma ação de controle da raiva dos herbívoros na Aldeia Nova, da etnia Krahô, no município de Goiatins, atendendo uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e do Polo Indígena, após registro, neste mês, de oito casos de ataques de morcegos hematófagos em indígenas naquela região.

De acordo com o inspetor de Defesa Agropecuária, José Veloso, uma equipe da Adapec está na região desde o dia 21 deste mês realizando um trabalho de identificação de novos abrigos dos morcegos hematófagos, monitoramento daqueles já cadastrados, capturas diurnas e noturnas e conscientização por meio de palestras e orientações à população indígena e produtores rurais das áreas limítrofes à aldeia.

“Identificamos dois abrigos de morcegos hematófagos na região e realizamos três capturas noturnas em currais, além de capturas noturnas com uso da rede neblina nas casas dos indígenas que foram atacados. Nesta ação, conseguimos capturar 34 morcegos hematófagos, sendo a maioria (30) em duas cavernas localizadas em um raio de 10 km da aldeia”, relatou José Veloso, explicando que os morcegos hematófagos podem voar mais de 20 km em busca de alimentos/sangue.

A SES realizou todos os protocolos sanitários, inclusive, vacinando os oito indígenas que foram atacados pelos morcegos. A Adapec alerta a população para que, em caso de sugadura de morcegos hematófagos em humano, a pessoa deve ser imediatamente encaminhada a uma unidade de saúde mais próxima para que sejam tomadas todas as medidas necessárias, uma vez que a demora na procura de atendimento médico pode levar a pessoa a óbito.

A Agência orienta os produtores rurais que estão em regiões com a presença de morcegos hematófagos para evitarem a entrada de morcegos na moradia, com a vedação total da residência, não deixando brechas que facilitem a entrada do animal no interior da casa.

Sintomas da raiva nos animais

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

O produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Em caso de dúvidas ou relato de animais herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) com suspeitas de raiva, o produtor pode entrar em contato com a Adapec do seu município para informar ou ligar no Disque Defesa pelo telefone 0800 063 11 22, no período das 8 à 14 horas.