Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
LUTO!

Jornalista pioneiro da comunicação no Tocantins morreu neste sábado vítima de câncer

21 junho 2020 - 00h11Por Redação

Faleceu na noite deste sábado (20), Elson Pereira Caldas, um dos pioneiros da comunicação no Tocantins.

Repórter fotográfico, Elson Caldas [como era conhecido], lutava contra um câncer. Ele era servidor público efetivo que atuava na Secretaria Estadual de Comunicação desde 1994.  Antes de escolher Palmas para morar, ele chegou a trabalhar no jornal Folha do Povo, em Goiânia (GO), sendo contemporâneo de Hércules Dias, Cileide Alves, Claúdio Pontes, Alan Caldas, Vieira de Melo, entre outros.

Elson Caldas fazia parte dos repórteres fotográficos, do início da capital tocantinense, fotografando os primeiros passos da realização do sonho desafiador de construir a mais jovem capital do país.

Em nota, o secretário de Comunicação, Élcio Mendes, lamentou o falecimento do profissional e prestou solidariedade aos amigos e familiares: “Que nosso eterno e bondoso Deus console os corações de seus familiares, amigos e dos colegas que tiveram o privilégio de trabalhar e conhecer Elson Caldas”.

O governador Mauro Carlessse também lamentou a morte do comunicador: "Deixa, entre os que o conheceram e trabalharam ao seu lado, pioneiros e atuais, a imagem do servidor honrado que tudo fez para que a história do Tocantins fosse eternizada".

Confira abaixo as notas de pesar: 


Com muito pesar recebi, na noite deste sábado, 20, a triste notícia do falecimento do jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas, servidor da Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins.

Pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, Elson Caldas viu o nascer do Estado e muito trabalhou por seu crescimento. Deixa, entre os que o conheceram e trabalharam ao seu lado, pioneiros e atuais, a imagem do servidor honrado que tudo fez para que a história do Tocantins fosse eternizada.

Nesse momento de saudades e pesar, rogo a Deus, que por meio de seu Santo Espírito, console os corações de seus familiares, amigos e servidores que com ele conviveram.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins


A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins, em nome de todos os seus servidores, atuais e pioneiros, lamenta, com muito pesar, o falecimento do servidor, o jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas, na noite deste sábado, 20.

Elson Caldas é um pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, sendo servidor efetivo da Secom desde 1994. Sempre muito sorridente, Elson Caldas sempre foi muito querido por todos os colegas que com ele conviveram, dos pioneiros aos mais recentes. Fica, além da saudade, o legado de um servidor que sempre lutou pela categoria e pelo crescimento do Estado, registrando e ajudando a construir a história do Tocantins.

Que nosso eterno e bondoso Deus console os corações de seus familiares, amigos e dos colegas que tiveram o privilégio de trabalhar e conhecer Elson Caldas.

Élcio Mendes

Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins


Nota de Pesar

Alessandra Bacelar, em nome do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins, do qual é a presidente, em nota  a entidade "lamenta profundamente a morte do repórter fotográfico, Elson Pereira Caldas, ocorrida neste sábado, 19 de junho, vítima de câncer aos 61 anos".

"Pioneiro, chegou em 1989 ao Tocantins, e começou a trabalhar na Secretaria de Comunicação do Estado ainda em Miracema, de onde diariamente vinha a Capital, fazer registros e acompanhar o governador do Estado.

Era um fotojornalista primoroso, seu trabalho ganhou o mundo, e sempre foi elogiado por conseguir os ângulos mais difíceis e impensáveis. Emprestou seu talento para mostrar a diversidade e riqueza do Tocantins até 2017, quando se aposentou já por conta da doença".

No comunicado Bacelar relembra que Elson Caldas, "pelos amigos era conhecido pelo apelido de "cachorrão', isso por ter um gênio forte, e ser incisivo nas suas declarações. Foi sindicalista ativo. Recebeu duros golpes da vida com a perda da primeira esposa e do filho Thiago.

Nesse sábado, perdeu a luta para o câncer e deixa um vazio e saudades na filha, familiares e nos amigos"