Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
EM PALMAS

Josi Nunes participa de encontro de prefeitos empreendedores

22 novembro 2021 - 15h25Por Ascom

Gestores públicos e lideranças atuantes na gestão pública do Tocantins se reuniram na manhã desta segunda-feira, 22, em Palmas, para discutir sobre os critérios e benefícios de uma gestão moderna. O Encontro de Prefeitos Empreendedores contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que apresentou o case de sucesso de Gurupi na área da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento foi organizado pelo Sebrae e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), e foi realizado no modelo híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Sebrae Tocantins no Youtube e com a participação dos 139 prefeitos tocantinenses. Durante o evento foram debatidos temas sobre o uso sustentável dos recursos públicos, estratégias de planejamento e desenvolvimento regional como resposta às necessidades territoriais, vocações socioeconômicas e promoção da sustentabilidade.

Referência quando o assunto é Ciência, Tecnologia e Inovação, Gurupi foi apresentada como case de sucesso no evento, pela prefeita Josi Nunes. A gestora destacou o modelo adotado por meio do programa InovaGurupi, que une os setores público e privado, as universidades e entidades classistas na busca por soluções inovadoras aos problemas locais e por desenvolvimento regional, através do fomento ao surgimento de novos negócios.

“Às vezes as pessoas não observam claramente essas transformações, mas elas estão acontecendo, principalmente na elaboração de novos negócios, estamos implementando a cultura do empreendedorismo em Gurupi. Nossa cidade tem despontado nesse cenário, principalmente com o programa InovaGurupi, que é um novo modelo de governança que envolve a gestão pública, as universidades, o empresariado, as entidades classistas, todos juntos buscando criar um plano de desenvolvimento para nossa cidade em conjunto e assim respondermos efetivamente aos problemas que encontramos na nossa cidade”, afirmou a prefeita Josi Nunes.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, que foi mediadora do evento, reforçou que Gurupi é destaque em inovação e modelo para outros gestores. “Gurupi para nós é case de sucesso, porque apostou em um ecossistema de inovação através do programa Inova, a gestão da prefeita Josi Nunes ampliou a parceria com o Sebrae e está tendo a iniciativa de fomentar diretamente a economia local através de feiras e festivais gastronômicos, criando um calendário de eventos, e ela tem nos oportunizado comunicar tudo aquilo que o Sebrae pode ajudar, construindo juntos, projetos de desenvolvimento para Gurupi e região”, disse.

Presenças

Além da prefeita Josi Nunes, Gurupi também foi representada pela secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Lady Sakay. O evento também contou com a participação do Governador do Tocantins em Exercício, Wanderlei Barbosa; da Senadora Kátia Abreu; do Senador Irajá Silvestre; do Deputado Federal Tiago Dimas; do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos; do Superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; do presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho; e prefeitos e secretários de municípios tocantinenses.