Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
ARAGUAÍNA

Jovens que completam 18 anos em 2020 devem se alistar até o fim de junho

13 fevereiro 2020 - 19h51

Em 2020, mais de 360 jovens de Araguaína já cumpriram seu dever com o Serviço Militar e garantiram diretos, como a possibilidade da assinatura da carteira de trabalho e matricula em curso técnico ou superior. Mesmo sem vestir a farda, obter a reservista ou certificado de dispensa e realizar o juramento à Bandeira Nacional são obrigações à disposição do Brasil. O registro deve ser feito no site http://www.alistamento.eb.mil.br e finalizado na Junta Militar do Município.
 
Na lista de espera para o curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins, Riquelme Castro, 19 anos, precisou comparecer à Junta Militar para emitir um novo documento. “Eu fiz no prazo, no ano passado, mas só vim pegar agora”, contou. Por não recolhimento, o certificado seguiu o protocolo de segurança e foi incinerado 90 dias após a emissão.
 
Em uma situação parecida, Jheymisson Lopes da Silva também não possui o documento aos 25 anos. Com a possibilidade de assinar a Carteira de Trabalho pela primeira vez, o entregador de gás correu atrás para garantir o direito. “É uma entrevista de emprego ainda, mas pode ser que me contratem”.
 
Como fazer
Até 30 de junho, usando o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço recente, os nascidos em 2002 devem se alistar por meio do site do Exército e finalizar a apresentação na Junta Militar do Município, localizada no prédio da Prefeitura de Araguaína, à Rua 25 de Dezembro, n° 265, Centro. Caso tenha mais de 18 anos ou não possua CPF, deverá ir diretamente à junta.
 
Até o final de fevereiro, o serviço funcionará no período da manhã, das 7h30 às 13h30, e a partir de março acompanhará o horário municipal, das 12 às 18 horas. No ano passado, 3.999 jovens compareceram ao local para jurar à Bandeira, ação realizada mensalmente e todo alistado tem o dever uma única vez como parte do protocolo de dispensa.