Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
37ºmax
23ºmin
NO TOCANTINS

Abertura de empresas serão feitas exclusivamente pela internet; entenda

30 julho 2021 - 14h39Por Secom

A partir deste domingo, 1° de agosto, começa a valer a exclusividade digital para processos a serem protocolados na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) de empresas públicas, sociedade de economia mista, sociedades anônimas, sociedades limitadas, empresário e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

Abertura, alteração e baixa dessas naturezas jurídicas deverão ser realizadas obrigatoriamente pela internet por meio do portal Simplifica Tocantins. A presidente da Jucetins, Thaís Coelho, ressalta que a maioria dos registros de empresas no Tocantins já são feitos totalmente on-line, o que muda, a partir de agora, é a extinção total dos processos físicos.

“Tendo em vista a facilidade, a economia e a agilidade, resolvemos adotar o Simplifica exclusivamente digital. O cidadão não precisará mais ter custos com impressão em papel e deslocamento até a sede da Junta, bem como vai ver o seu processo tramitando de forma mais rápida, pois digitalmente tudo é mais ágil”, explica a presidente.

Assinatura gratuita

Para concluir um processo pela internet, o cidadão precisa de uma assinatura digital. Podem ser utilizadas a assinatura avançada ou o certificado digital.

A assinatura avançada é a forma mais fácil. Ela é gratuita e depende apenas de um cadastro no portal Gov.br. Essa nova modalidade tem o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita.

Manuais

Para auxiliar os usuários nesta nova fase, a Jucetins disponibiliza manuais em seu site (to.gov.br/jucetins) com o passo a passo para realizar os principais procedimentos, como a abertura de empresas.

Os manuais são intuitivos e mostram, do início ao fim, com textos curtos e imagens, o registro e a formalização de empresas pelo Simplifica.

Cronograma 

Para as demais naturezas jurídicas, o prazo para uso exclusivo de assinatura digital começa a valer em 1° de setembro deste ano. 

AO VIVO