Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
TOCANTINS

Lei obriga cartórios a informar Detran sobre transferências de veículos no Estado

25 janeiro 2021 - 13h58Por Redação

Uma Lei sancionada pelo governador Mauro Carlesse, na última quinta-feira (21), obriga os cartórios de todo o Estado a informar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sobre todas as operações de transferência de titularidade de veículos no Tocantins. 

O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Jair Farias (MDB) e aprovado pela Assembleia Legislativa. A ideia é que a Lei beneficie a população, já que irá evitar que os antigos donos de veículos recebam multas de infrações cometidas pelos novos proprietários, no momento entre a venda e a mudança da titularidade no Detran.

A lei ainda prevê que a comunicação deverá ser realizada de forma eletrônica, no prazo de 5 dias a partir da mudança. “Observados os mecanismos de segurança que garantam o efetivo recebimento da informação, sendo emitidos também recibos digitais de operação”, observa a Lei.

Também deverá ser notificado as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de todo o Estado. Como justificativa, o deputado Jair Faria alegou que sem a comunicação aos órgãos competentes, o vendedor com o ônus da antiga titularidade, vindo a receber eventuais multas ou imputações.

A lei já está em vigor e deverá ser regulamentada em até 30 dias.