Menu
Busca sábado, 19 de junho de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
34ºmax
20ºmin
LUTO!

Lideranças do Tocantins lamentaram morte de prefeito de Tupiratins

26 maio 2021 - 09h37Por Redação

O corpo do prefeito de Tupiratins, Coronel Janilson Veras Barbosa (DEM), que morreu após quase 20 dias internados devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), será levado na manhã desta quarta-feira (20) de volta para a cidade onde exercia sua função política, no norte do Estado.

Segundo informado, o corpo será velado por algumas horas no município e em seguida será levado para Presidente Kennedy, onde vive parte da sua família e onde será realizado o enterro.

O primeiro velório foi realizado no Quartel do Comando Geral, em Palmas e contou com a presença de policiais, parentes e amigos. A cerimônia começou às 23h da noite de ontem e terminou às 8h desta manhã.

Após a confirmação da morte, lideranças lamentaram a morte do gestor (confira no final da matéria).

Entenda o caso

O prefeito Janilson Barbosa estava internado desde o último dia 6, após sofrer um AVC. O prefeito era irmão do também coronel Jaizon Veras, que na época da internação, informou que o gestor passou mal e foi levado para um hospital da cidade.

No entanto, foi preciso ser transferido para um hospital na Capital, onde foi confirmado o AVC. A família informou que ele sofreu uma parada cardíaca hoje enquanto estava no hospital e não resistiu.

Quem era Janilson

O coronel Janilson, como era conhecido, foi comandante-geral da PM do Tocantins nos anos 1990 e Secretário de Segurança Pública do Estado.

Entre 2013 e 2016 ele tinha sido vice-prefeito de Tupiratins na gestão de Wilson Veloso, na época os dois eram filiados ao PSDB. Nas últimas eleições ele foi eleito com mais de 60% dos votos válidos no município.

Com a morte de Janilson, a vice-prefeita Filomena Coelho dos Santos Silva, conhecida como Filó (PSD), assumirá a gestão de Tupiratins. Ela já estava à frente da cidade durante o afastamento do gestor.


"Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do coronel Janilson Veras Barbosa, prefeito de Tupiratins e irmão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 25, em Palmas.

O coronel Janilson Veras Barbosa, antes de ingressar para a política e ser eleito vice-prefeito e depois prefeito de Tupiratins, construiu uma sólida e brilhante carreira na PM do Tocantins, onde alcançou o mais alto posto, o de comandante-geral da corporação. Por sua competência e profissionalismo em sua trajetória no serviço público estadual, o coronel Janilson exerceu também os cargos de secretário-chefe da Casa Militar, secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, além de diretor-geral do Detran/TO, dentre outros.

Neste momento de pesar, clamo ao nosso bom e amado Deus que console os corações de sua esposa, seus filhos, seu irmão coronel Jaizon, demais familiares, amigos e dos cidadãos tupiratinenses que, com certeza, sentem a partida repentina do coronel Janilson Veras Barbosa".

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins


"É com muito pesar que recebo a triste notícia do falecimento do prefeito de Tupiratins, cel. Janilson Veras Barbosa, ocorrido nesta terça-feira, 25.

Janilson tinha 68 anos, era militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e secretário de Estado da Segurança Pública. Eleito prefeito nas últimas eleições, vinha atuando com muita seriedade em prol dos munícipes e na busca do progresso de Tupiratins.  

Neste momento de luto e tristeza, em nome do amigo, o cel. Jaizon Veras, externo as mais sinceras condolências aos demais familiares, amigos e a toda população tupiratinense que se encontram enlutados. Peço a Deus que, com toda a sua misericórdia, dê o conforto necessário a todos, especialmente para seus cinco filhos e sua esposa dona Maria de Nazaré Veras César".

Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins


"É com profunda tristeza que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, lamenta o falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa, 68 anos, ocorrido nesta terça-feira, 25 de maio, em Palmas.

Janilson Veras também era Coronel da Polícia Militar do Estado do Tocantins e já foi Comandante-geral da PM e Secretário Estadual de Segurança Pública. Ele deixa um legado de grande contribuição ao Estado, principalmente na área da segurança pública, na qual se dedicou por muitos anos.

Neste momento de dor, a prefeita roga ao Pai celestial que conforte o coração dos familiares e amigos".

Gurupi, 26 de maio de 2021.


"Soubemos há pouco do falecimento do prefeito de Tupiratains, Cel. Janilson Veras, que estava hospitalizado em Palmas há 18 dias. 

O cel Janilson foi um grande prestador de serviço para o Estado do Tocantins, onde deixa um legado e uma folha de contribuição inquestionáveis para a população do nosso Estado, tanto no combate ao crime como na construção das políticas públicas de segurança.

Como comandante-geral da Polícia Militar atendeu a sociedade com maestria, e com muito diálogo e firmeza também conduziu a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro mandato do Governo Marcelo Miranda, onde apresentou excelentes resultados para o nosso povo.

Com as nossas mais sinceras homenagens e reconhecimento ao trabalho do prefeito, Cel. Janilson Veras, em nome do nosso amigo, o cel. Jaizon Veras, cumprimentamos todos os demais familiares neste momento de dor extrema, e rogamos a Deus o descanso merecido a esse grande soldado que sempre lutou o bom combate".

Nossos sentimentos,

Deputada Federal Dulce Miranda e Marcelo Miranda


"Estamos bastante consternados com a partida do amigo Janilson Veras, 68 anos, ocorrida na noite desta terça, 25, após complicações sofridas por um AVC.

Tive a oportunidade de trabalhar com o Coronel Janilson, como era mais conhecido, no Detran e ser seu chefe de gabinete, quando este exerceu a presidência do órgão, De lá pra cá são mais de 25 anos amizade.

Janilson foi umas das pessoas mais íntegras com as quais tiver oportunidade de conviver. De coração bondoso, sempre pensando em fazer o bem e ajudar as pessoas, ensinando através do exemplo.

Tenho certeza que seu espírito público sempre será lembrado, pois muito contribui com o desenvolvimento do nosso Estado em suas mais diversas atuações, seja como Comandante Geral do Estado, Secretário de Segurança Pública, Vice-prefeito e atualmente prefeito de Tupiratins, terra onde nasceu, que tanto amava e queria bem.

Em nome de sua esposa, dona Nazaré, e de seu irmão, coronel Jaison Veras, estendemos nossos votos de pesar a toda a sua família e amigos, especialmente aos seus cinco filhos e seis netos, que com certeza terão muitas boas memórias para guardar.

Que Deus traga consolo a todos!"

Deputado Estadual Vilmar
Presidente do Solidariedade Tocantins


"Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, demais prefeitos e prefeitas, bem como colaboradores da entidade municipalista, externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa (68 anos), popularmente conhecido no Município como Coronel Janilson, em decorrência de complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O ex-prefeito é militar reformado da Polícia Militar, e alcançou o cargo de coronel, bem como o Comando-Geral da PM e Secretário de Estado da Segurança Pública. Janilson foi eleito nas últimas eleições com 61,91% dos votos válidos, o que corresponde a 980 votos no total.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, lamentou o falecimento do colega prefeito e disse que Coronel Janilson vinha realizando expressivo trabalho em Tupiratins, buscando incansavelmente o desenvolvimento econômico e social do Município. Por fim, o presidente da ATM disse que o Movimento Municipalista perde um grande combatente.

No dia 06 de maio, o prefeito sofreu AVC e, após avaliações médicas, precisou ser encaminhado para unidade hospitalar em Palmas, onde precisou ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado para preservar a respiração, informou a equipe médica que atendeu o prefeito. Janilson chegou a apresentar evoluções positivas ao longo tratamento, mas uma piora no quadro clínico acarretou parada cardíaca que vitimou o gestor.

Que Deus em sua infinita bondade possa confortar amigos e familiares neste momento de imensa dor".

Diogo Borges
Presidente

AO VIVO