Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
DOIS DIAS

Mais de 100 caminhoneiros passam por teste rápido da Covid-19 em Araguaína

02 julho 2020 - 18h41

A Ação Interinstitucional de Atenção à Saúde dos Motoristas de Carga que trafegam no Tocantins realizou 108 testes rápidos para a Covid-19 em caminhoneiros e acompanhantes que cruzaram o Posto da Polícia Rodoviária de Araguaína entre os dias 23 e 25 de junho. Do total de testes, cinco foram confirmados com a doença e foram orientados a cumprir as medidas de isolamento social.

A Prefeitura Municipal de Araguaína viabilizou o isolamento social de dois motoristas em um hotel da cidade, garantindo a limpeza diária do local, fornecimento de produtos de higiene pessoal e três refeições por dia. Os outros três motoristas positivados com a Covid-19 cumpriram isolamento social em suas residências.

A Prefeitura também garantiu o acompanhamento diário por telefone, feito por uma equipe de monitoramento da Vigilância Epidemiológica de Araguaína. Nenhum dos pacientes necessitou dos serviços médicos organizados pela Ação Interinstitucional, que previa avaliação em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, a depender do caso, o devido encaminhamento para atendimento no Hospital Regional de Araguaína.

De acordo com o relatório da Ação, antes de seguir viagem, todos os motoristas e acompanhantes abordados foram orientados sobre os procedimentos para minimizar os riscos de contágio da Covid-19, como medidas de higienização pessoal, uso de máscaras e autoidentificação de sintomas.

Entenda

Desde o final de abril, os Ministérios Públicos articulam a criação da Ação Interinstitucional de Atenção à Saúde dos Caminhoneiros, considerando a alto risco de propagação da Covid-19 por esse grupo de trabalhadores, que atuam em atividade essencial durante o isolamento social. Quem está à frente desta ação pelo MPT é a procuradora Gisela Nabuco Majela Sousa; e pelo MPTO é a promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que também coordena o Centro Operacional de Apoio à Saúde (CAOSAÚDE).

No mês de junho, a ação foi realizada em Gurupi e Araguaína, com atendimento total de 433 motoristas e acompanhantes nessas duas cidades.

Além do MPT e MPTO, participam da Ação Interinstitucional a PRF, a PM/TO, o CBM/TO, a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES), Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social do Tocantins (Setas), o Serviço Social dos Transportes (Sest), a circunscrição regional de Trânsito dos municípios e as secretarias de Saúde e de Assistência Social dos municípios envolvidos