Palmas
31º
Araguaína
30º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
NO TOCANTINS

Mais de 30 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid atrasada

25 agosto 2021 - 08h30Por Secom

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) revelou nesta terça-feira, 24, que 34.408 pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19. O estudo apontou que, em julho, eram 12 mil pessoas com o esquema vacinal atrasado. No mês de agosto, o número de pessoas sem a D2 subiu para 34 mil.

O levantamento abrange os 139 municípios do Tocantins e leva em conta todos os imunizantes utilizados no Estado. No total, 16.740 pessoas foram identificadas com atraso na aplicação da CoronaVac; 15.522 da AstraZeneca; e 2.146 doses da Pfizer. 

“Este dado é preocupante, pois temos uma população ainda suscetível à doença, visto o não fechamento do esquema vacinal e a garantia da eficácia das vacinas”, afirmou a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, faz um alerta considerando a variante delta já identificada em Palmas e com grande capacidade de contágio e disseminação. “Vivemos um período de queda em todos os índices da doença no Estado, se esta variante disseminar poderemos ter outro pico pandêmico. A vacinação é o único mecanismo eficaz para o controle da doença”, pontuou.

O secretário indicou que as gestões municipais de saúde devem incentivar a população a fechar os esquemas vacinais. “As equipes de Saúde devem conhecer suas populações e fazer buscas ativas para identificar as pessoas com as doses em atraso. O Ministério da Saúde está ampliando a regularidade de entrega dos imunizantes, há vacinas para aplicação das doses”, reforçou.