Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
VEJA OS NÚMEROS

Mais de 90% das pessoas confirmadas com a Covid já estão recuperadas em Araguaína

19 setembro 2020 - 19h31Por Redação

A prefeitura de Araguaína publicou neste sábado (19), mais um Boletim Epidemiológico mostrando a situação da Covid na cidade. Os números apontam que do número de infectados, menos de 10% dos casos confirmados estão ativos no município. 

De acordo com os dados, a cidade registrou mais 115 novos casos da doença: "São sessenta e nove mulheres e quarenta e seis homens. Tivemos dois óbitos: uma mulher de 65 anos e um homem de 86 anos", diz a nota.

Dos 14.438 casos confirmados, apenas 1.388 são de pessoas ativas com a doença e 12.861 infectados já estão recuperados. Apesar disso, a cidade ainda registra o maior número de óbitos em decorrência da Covid no Tocantins, um total de 189 vítimas. 

O número de novos infectados tem se mantido estável nos últimos dias e para contribuir com a queda nos índices especialistas alertam para continuidade das medidas preventivas.

Não podemos relaxar porque ainda tem muita gente que pode se contaminar. Na grande maioria dos casos as pessoas ficam assintomáticas e isso é perigoso porque podem transmitir o vírus, em uma proporção menor, mas transmitem”, alertou o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Freitas.

Precauções

Para evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus, é necessário seguir as recomendações dos órgãos de Saúde, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel; usar máscara em locais públicos; manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas; não tocar nos olhos, nariz ou boca; se tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.
 
Em caso de contaminação, a pessoa deve ficar em isolamento dentro de um quarto na residência e, se possível, ter banheiro exclusivo para uso.  É ideal também que a pessoa em isolamento domiciliar tenha uma lixeira exclusiva para seus resíduos, que deve ficar no cômodo reservado somente para ela.
 
Todos os resíduos como máscaras descartáveis, lenços de papel e outros materiais usados na higiene pessoal devem ser acondicionados em sacos plásticos resistentes, que só devem ser preenchidos até dois terços de sua capacidade total, isso facilitará a amarração com nó duplo, evitando uma abertura acidental.
 
Atendimento

O tratamento precoce ajuda evitar o agravamento da doença. Em caso de aparecimento de sintomas leves, como febre até 38 graus, corizas, espirros e tosse seca, o morador deve procura uma das unidades básicas de saúde (UBS) de referência, JK, Albeny Sores, Dr Raimundo e José Rezende. Ou entrar em contato com o médico pelo Telecovid 63 9105-3625
 
Já aquelas com febre acima dos 38 graus, tosse com catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no setor Araguaína Sul.