Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
TOCANTINS

Estado capacita mais de três mil tocantinenses em cursos profissionalizantes

28 setembro 2019 - 08h46

Os cursos gratuitos são oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com os municípios. Com a conclusão dos cursos desta semana já são mais de 3.100 tocantinenses beneficiados com o projeto, durante o período de maio até esta sexta-feira, 27.

Os cursos ofertados são na área da beleza, para designer de sobrancelhas, maquiagem e cabeleireiro, panificação solidária e artesanato. O objetivo central é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos programas de transferências de renda. A carga horária dos cursos é de 40 horas.

Nesta semana a caravana dos cursos de capacitação esteve em cinco municípios e capacitou cerca de 450 pessoas na região norte e também sul do Tocantins. Os municípios atendidos foram Pau D’Arco, Centenário, Tupirama, Muricilândia e Alvorada.

Aprendizado

A semana foi produtiva para Raylene Carneiro, que fez o curso de cabeleireira, em Muricilândia, a 430 quilômetros de Palmas.  A jovem de 18 anos ficou empolgada com o aprendizado. “Eu achei tudo o máximo, aprendi como fazer escova, uma boa hidratação e corte também. Pretendo um dia montar meu próprio negócio aqui em Muricilândia”.

Para o estudante Rodrigo Souza o curso é uma grande oportunidade.  “É muito bacana essa atitude do Governo, porque muitas pessoas não têm condições financeiras de pagar por um curso profissionalizante. Pretendo montar uma barbearia no futuro”, explica o jovem de 21 anos.

Os instrutores da Setas também enxergam com bons olhos a empolgação dos alunos. Segundo o instrutor Odilon Botelho, que capacitou 30 jovens em Muricilândia, as capacitações profissionais vem transformando vidas. “É uma coisa que o Governo do Estado acertou, as pessoas precisam desse tipo de curso para trabalhar, buscar emprego e ter uma renda”.

A instrutora Isabel Lima Coelho está no ramo da beleza há 25 anos e se emociona com o trabalho desenvolvido. “É muito gratificante botar uma escova ou uma tesoura na mão de uma pessoa e transformar a vida dela. Não tem explicação é uma felicidade imensa e realização pessoal”.

Parceria com os municípios

O conselheiro de Economia Solidária da Setas, Valter Frota, explica a Setas participa com a disponibilidade dos profissionais; já os municípios disponibilizam os materiais e o local para realização dos cursos, por intermédio das secretárias municipais de assistência social. “Essa parceria entre a Setas e as prefeituras, dentro da gerencia de Inclusão Produtiva da pasta, tem como objetivo atender o público do Programa Bolsa Família (PBF) e demais empreendimentos de economia solidária", reforça ele.

O prefeito de Pau D’arco, João Neto, destaca o papel importante dessa parceria entre o poder municipal e o estadual. “Os cursos de capacitações ajudam na economia local e dão oportunidade para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”.

Entrega de certificados

Na manhã desta sexta-feira, 27, foram entregues mais de 100 certificados, no município de Pau D’arco, 430 km de Palmas. O evento contou com a presença do secretário da Setas, Messias Araújo, que durante o discurso  enalteceu os avanços sociais do Governo do Tocantins, em 2019. “Mais de três mil capacitações nesse ano. isso traduz o esforço do Governo em gerar oportunidades para as famílias tocantinenses de norte a sul do Estado”.

Os certificados também serão entregues nesta sexta-feira nos municípios de Muricilândia, Alvorada, Centenário, e Tupirama.