Palmas
27º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
FORÇA-TAREFA

Marinha e Exército Brasileiro auxiliam no combate às queimadas no Tocantins

30 setembro 2019 - 09h25

O Governo do Estado, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), integrante do Comitê do Fogo para proteção das unidades de conservação (UC's) estaduais avança nas ações de combate às queimadas. Com o apoio da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro na Operação Verde Brasil do Governo Federal, as operações das equipes da nova força-tarefa realizaram ações planejadas para atuação em diferentes regiões do estado, neste fim de semana.

Após a coletiva do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, para apresentação do diagnóstico dos incêndios florestais e estratégias de combate ao fogo no estado, na terça-feira, 24, as equipes integrantes do Comitê do Fogo e das forças militares do Governo Federal se reuniram para planejamento, reconhecimento de área e início das ações.

Durante a reunião das equipes que compõem a nova força-tarefa, cada órgão integrante do Comitê do Fogo, apresentou os recursos que dispõem para contribuição nas operações de combate aos incêndios. Nesse encontro, o Naturatins reafirmou o apoio do Instituto à Operação Verde Brasil, com a manutenção das equipes de brigadistas, de fiscalização, monitoramento e educação ambiental nas áreas das unidades de conservação sob responsabilidade do estado.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, afirmou que a Operação Verde Brasil vem somar recursos essenciais ao enfrentamento dessa fase do período de estiagem e que para as equipes de brigadistas do Instituto, dedicadas às unidades de conservação do estado, ganham força nas operações de combate de áreas de difícil acesso.

O tenente-coronel Bombeiro, Peterson Ornelas, que coordena as equipes de brigadistas do Naturatins, vem participando das reuniões de planejamento da nova força-tarefa e acompanhando as equipes de voo no reconhecimento de áreas de difícil acesso e com maior incidência de focos de incêndio.

No relatório da semana, o tenente-Coronel Ornelas afirmou que foram registrados deslocamentos de três equipes de brigadistas para combate de focos de incêndios que ameaçavam unidades de conservação. Entre essas, do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), do Parque Estadual do Lajeado (PEL) e da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APASL) e as demais equipes das UC's mantiveram as ações de monitoramento e fiscalização.

O educador ambiental da Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Fábio Alves, também acompanha as reuniões da nova força-tarefa. “A equipe prepara ações de educação ambiental que serão dedicadas à sensibilização das comunidades, sobre os cuidados com o fogo, prevenção e combate a incêndios, segurança na evacuação da área de perigo e noções de primeiros socorros”, destacou.

Força-Tarefa

A equipe da força-tarefa realizou um reconhecimento aéreo que contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), do Naturatins, da Defesa Civil e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O CBMTO recebeu a missão de oferecer instruções de combate ao fogo e primeiros-socorros aos 230 militares do 22º Batalhão de Infantaria.