Palmas
29º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
EFEITO CORONAVÍRUS

Medidas restritivas no comércio de Araguaína são fiscalizadas por força tarefa

30 março 2020 - 09h47

As forças de segurança de Araguaína, com apoio da Vigilância Municipal em Saúde, continuam fazendo a fiscalização do cumprimento das medidas de contenção para a covid-19. O consumo de bebidas alcoólicas em comércios continua proibido, assim como shows, eventos culturais, festas particulares, feiras livres e serviço de transporte por mototáxi.
 
De acordo com o prefeito Ronaldo Dimas, se as pessoas não cumprirem as medidas de isolamento social dos grupos de risco e buscarem sair de casa apenas para o necessário, sem aglomerações, medidas duras serão tomadas. “Estamos inclusive analisando a recomendação conjunta dos Ministérios Públicos do Trabalho, Estadual e Federal para a retomada do isolamento social de todos caso não haja colaboração da população”.
 
As equipes também estão inspecionando a higienização da parte dos locais que foram habilitados a retornarem ao atendimento presencial e o controle interno feito pelos estabelecimentos para evitar aglomerações. Quem for flagrado cometendo irregularidades pode ter o comércio interditado e responder criminalmente por crimes de desobediência e contra a saúde pública.
 
A força-tarefa de segurança conta com as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e Departamento de Posturas e Edificações (Demupe). Denúncias devem ser feitas por meio do telefone 190.
 
Transporte clandestino
Além dos trabalhos para fazer cumprir os decretos municipais, as equipes seguem combatendo o transporte irregular de passageiros, tanto mototaxistas quanto lotações clandestinas. Quem for flagrado realizando esse tipo de conduta, além dos crimes já previstos, responderá por exercício irregular da profissão ou atividade econômica.
 
Medidas calculadas
Desde o início da pandemia, o prefeito Ronaldo Dimas vem publicando decretos adequados às orientações das autoridades em saúde. Com o controle epidemiológico, foi possível o funcionamento de parte do comércio com restrições. O caso confirmado de coronavírus na cidade segue em isolamento domiciliar e acompanhado pelas equipes de saúde do Município.
 
Araguaína foi a primeira cidade do Tocantins a adquirir os testes rápidos para covid-19 e está em ação para implantação de 20 leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) para atendimento exclusivo à doença.
 
Regras a cumprir
Locais de alimentação devem manter espaçamento mínimo entre mesas de dois metros e no máximo seis cadeiras por mesa, sendo terminantemente proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica. Já os de embelezamento ter espaçamento mínimo de dois metros entre cadeiras de atendimento e atender exclusivamente com hora marcada, com permanência de apenas um cliente em espera.
 
Esses devem adotar medidas para diminuir as chances de contágio, como disponibilizar álcool 70 graus INPM líquido ou em gel para funcionários e clientes, evitar superlotação do espaço físico interno, manter distanciamento, além de divulgar informações sobre a prevenção. Também precisam criar mecanismos para manter os ambientes arejados e saudáveis.