Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
ESTA SEMANA

Corrida na Via Lago marca encerramento do Outubro Rosa em Araguaína

24 outubro 2019 - 09h53

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, é parceira da atleta Nilde Maria Gomes na realização da Corrida Rosa, que marcará o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Araguaína.

O evento será neste sábado, 26, a partir das 17 horas, na Via Lago. As inscrições, no valor de R$ 25, já estão abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal da Saúde ou no local do evento, minutos antes da largada. Haverá medalhas e mesa de frutas para os participantes ao final da prova.

De acordo com a organização, mais de 200 pessoas devem participar do evento, que visa chamar atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino.

Campanha

Durante todo o mês, foram realizadas várias atividades alusivas à campanha, como palestras e blitz rosa com distribuição de material educativo na região central da cidade.

“Tem sido grande a adesão das mulheres à campanha. A procura pelos exames aumentou significativamente neste mês, isso porque a maioria delas já se organiza para fazer os exames anuais no mês de outubro”, comentou a enfermeira Tuliana Santos, responsável pela área técnica de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde.

Atividades

Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde receberam palestras educativas sobre o tema, além de contarem com a oferta do exame Papanicolau, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias de rastreamento, nos casos em que há indicação médica.